Base dudow 047 2000 – Questão 67

Linguagens / Português / Período Simples / Tipos de Predicado
 QUEM É O CRIMINOSO?
 
 "Outro dia, durante uma conversa despretensiosa, um dos líderes da Central Única de Favela (Cufa), entidade surgida no Rio de Janeiro para representar os favelados do país, descrevia uma cena que presenciou durante anos a fio em sua vida: 'É o bacana da Zona Sul estacionar seu Mitsubishi no pé do morro e comprar cocaína de um garotinho de 12 anos'. Em seguida, fez uma pergunta perturbadora: 'Quem é o criminoso? O bacana da Zona Sul ou o garoto de 12 anos? ' E deu a resposta: 'Para vocês, o garoto de 12 anos tem de ser preso porque ele é um traficante de drogas. Para nós, tem de prender o bacana da Zona Sul porque ele está aliciando menores para o crime'. Não resta dúvida de que a situação retrata um dilema poderoso: de um lado, tem-se uma vítima do vício induzida ao crime de comprar drogas e, de outro, tem-se uma vítima da pobreza e da desigualdade induzida ao crime de vendê-las. Na cegueira legal em que vivemos, a solução é simples: prendem-se vendedor e comprador.
         (...)
 Começa agora a surgir uma alternativa mais realista com a intenção do governo federal de implantar a chamada 'política de redução de danos'. Ou seja: em vez de punir os usuários, tratando-os como criminosos, passa-se a encará-los como doentes e atendê-los de modo a reduzir os riscos a que estão expostos - como a overdose, aids, hepatite e outras doenças. É mais realista porque a repressão do uso de drogas é uma política bem-intencionada, na qual se pretende a purificação pela via da punição, mas que tem se mostrado sistematicamente falha. A ideia brasileira - já em uso em outros países, e não apenas na Holanda - é um pedaço de bom senso e humildade. Encarar um viciado como doente é um enfoque justo e generoso."
André Petry. Revista VEJA, 24 de novembro de 2004, p. 50.
 
"... a repressão do uso de drogas é uma política bem-intencionada" - verifica-se que o predicado é:
a) verbal.
b) nominal.
c) verbo-nominal.
d) nominal, porque o verbo é intransitivo.
e) verbal, porque o verbo é de ligação. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 8
Nas palavras ANJINHO, CARROCINHAS, NOSSA e RECOLHENDO, podemos destacar a seguinte quantidade de fonemas: a) três, quatro, dois, quatro b) cinco, nove, quatro, oito c) seis, dez, cinco, nove d) três, seis, dois, cinco e) sete, onze, cinco, dez
Base dudow 2000 – Questão 66
"Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso." (Fernando Sabino) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque: a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo e) pretérito perfeito, futuro do pretérito
Base dudow 2000 – Questão 9
Não é dado ao ser humano conhecer toda a extensão da sua ignorância, o que, em tese, lhe poupa o perigo de desânimo. A oração destacada no período anterior classifica-se como: a) subordinada substantiva predicativa. b) subordinada substantiva objetiva indireta. c) subordinada substantiva subjetiva. d) subordinada substantiva obejtiva direta. e) subordinada substantiva completiva nominal.
UERJ 2006 – Questão 8
Entre os traços estilísticos presentes no poema, destaca-se o emprego da pontuação em desacordo com as prescrições propostas pela norma culta. A passagem do texto modificada para atender aos padrões de pontuação da norma culta está presente em: a) Seu anel ao mar, (v. 2) b) Que, se o não trouxerdes, (v. 5) c) Não tardou voltaram, (v. 9) d) - Ide-os, lá, buscar (v. 16)
UERJ 2009 – Questão 13
Alguns vocábulos possuem a propriedade de retomar integralmente uma ideia já apresentada antes. Essa propriedade é observada no vocábulo grifado em: a) “Acordou com os berros da bicharia lá em baixo” b) “Tomou-o um respeito cheio de inveja” c) “Então resolveu ir brincar com a Máquina” d) “Estava nostálgico assim.”