Base dudow 047 2000 – Questão 43

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Em “Essa situação faz com que a família pobre se desarticule, levando, muitas vezes, o pai a ser uma espécie de pioneiro na busca de trabalho, obrigando-o a longos períodos de separação do resto da família”, o pronome oblíquo o refere-se ao antecedente indicado na alternativa:
a) trabalho
b) pioneiro
c) pai
d) espécie
e) pobre 
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2009 – Questão 9
Entre as estratégias empregadas no texto para dar a ele consistência e maior credibilidade, levando o leitor a crer no que lê, encontra-se ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 100
Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação...
Base dudow 2000 – Questão 44
Assinalar a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... b) "Não discuto com o destino o que pintar eu assino" c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. d) Conheça você também a obra desse grande mestre. e) Semântica é o estudo da significação das palavras.
Base dudow 2000 – Questão 56
Conforme o texto, pode-se afirmar que Anna Nery rompeu muitos preconceitos relacionados a) ao que se fazia nos campos de batalha. b) à proximidade com os irmãos. c) à criação de escolas de Enfermagem. d) à participação da mulher na sociedade. e) ao amor que demonstrou pelos filhos.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 11
Brasil tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares, ...