Base dudow 046 2000 – Questão 63

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Quase sempre foi muito mais difícil para a seleção brasileira ganhar a vaga numa Copa. Mas nunca foi tão saboroso carimbar o passaporte para o Mundial como ontem, em Rosario.
Com uma vitória por 3 a 1 sobre a Argentina de Maradona, o time nacional se garantiu na Copa da África de 2010 e vai continuar como o único país do mundo a ir a todos Mundiais.
(Folha de S.Paulo, 06.09.2009) 
 
Para comentar a vitória do Brasil, o texto contém palavras empregadas em sentido
a) figurado, ganhando em fluidez e vaguidão, como é o caso de “... e vai continuar como o único país do mundo a ir a todos Mundiais”.
b) próprio, ganhando em precisão informativa, como é o caso de “Mas nunca foi tão saboroso carimbar o passaporte para o Mundial...”.
c) figurado, ganhando em objetividade, como é o caso de “Quase sempre foi muito mais difícil para a seleção brasileira ganhar a vaga numa Copa”.
d) próprio, ganhando em subjetividade, como é o caso de “Quase sempre foi muito mais difícil para a seleção brasileira ganhar a vaga numa Copa”.
e) figurado, ganhando em expressividade, como é o caso de “Mas nunca foi tão saboroso carimbar o passaporte para o Mundial... 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2014 – Questão 14
Segundo os autores, os pecados declarados no confessionário a) representam uma autorização para voltar a pecar. b) não tornam a ser cometido pelos crentes. c) deixam de ser pecados nas próximas vezes. d) não são tão graves que mereçam confissão. e) voltam a ser cometidos como sempre.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 99
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da...
Base dudow 2000 – Questão 2
O Projeto Genoma, que envolve centenas de cientistas de todos os cantos do globo, às vezes tem de competir com laboratórios privados na corrida pelo desenvolvimento de novos conhecimentos que possam promover avanços em diversas áreas. ...
ENEM 2005 – Questão 59
No verso “Meu Deus, por que me abandonaste” do texto 2, Drummond retoma as palavras de Cristo, na cruz, pouco antes de morrer. Esse recurso de repetir palavras de outrem equivale a a) emprego de termos moralizantes. b) uso de vício de linguagem pouco tolerado. c) repetição desnecessária de idéias. d) emprego estilístico da fala de outra pessoa. e) uso de uma pergunta sem resposta.
UERJ 2012 – Questão 5
A não ser através d’ O tico-tico e da poesia de Camões. A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente. Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade: a) rever suas crenças arraigadas b) interagir com universos diferentes c) superar uma alienação do presente d) compreender a idealização da morte