Base dudow 046 2000 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
 Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.
(Machado de Assis, "Memórias póstumas de Brás Cubas", Capítulo primeiro)
 
Considerando-se este fragmento no contexto da obra a que pertence, é correto afirmar que, nele,
a) o discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum.
b) a combinação de hesitações e autocrítica já caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatará sua vida improdutiva.
c) as hesitações e dúvidas revelam a presença de um narrador inseguro, que teme assumir a condução da narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados.
d) as preocupações com questões de método e as reflexões de ordem moral mostram um narrador alheio às meras questões literárias, tais como estilo e originalidade.
e) as considerações sobre o método e sobre a lógica da narração configuram o modo característico de se iniciar o romance no Realismo.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 5
A regência do verbo abdicar, que aparece no trecho — não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir —, pode ser substituída, de modo compatível com a norma padrão e com o sentido do texto, pelo que está em: ...
UNESP 2016 – Questão 10
Segundo o verbete, uma característica comum à crônica e à reportagem é: a) a relação direta com o acontecimento. b) a interpretação do acontecimento. c) a necessidade de noticiar de acordo com a filosofia do jornal. d) o desejo de informar realisticamente sobre o ocorrido. e) o objetivo de questionar as causas sociais dos fatos.
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 8
No processo argumentativo, o trecho — mas a escritura de venda terá a data de 29 de abril — tem a função de: a) criar uma falsa analogia. b) desfazer uma incompatibilidade. c) estabelecer uma negociação justa. d) valorizar a perda de uma das partes. e) abrir caminho a uma renegociação.
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 43
Os retratos de José da Silva e de D. Quitéria traçados pelo narrador ...
UNESP 2025 – Questão 17
Considerando o contexto, a forma verbal em negrito deve sua flexão à expressão sublinhada em: a) “já não havia mais papel” (3⁠º parágrafo). b) “Assim se passou muito tempo” (4⁠º parágrafo). c) “brincava como uma fada que era” (2⁠º parágrafo). d) “deu-lhe a sua pena de ouro” (4⁠º parágrafo). e) “dizem que as fadas não podem sofrer a inconstância” (1⁠º parágrafo).