Base dudow 045 2000 – Questão 6

Linguagens / Literatura / Humanismo / Traços Característicos - Humanismo
Em meados do século XIV, a poesia trovadoresca entra em decadência, surgindo, em seu lugar, uma nova forma de poesia, totalmente distanciada da música, apresentando amadurecimento técnico, com novos recursos estilísticos e novas formas poemáticas, como a trova, a esparsa e o vilancete.
Assinale a alternativa em que há um trecho representativo de tal tendência.
a) Non chegou, madre, o meu amigo, e oje est o prazo saido! Ai, madre, moiro d'amor!
b) Êstes olhos nunca perderán, senhor, gran coita, mentr'eu vivo fôr; e direi-vos fremosa, mia senhor, dêstes meus olhos a coita que han: choran e cegan, quand'alguém non veen, e ora cegan por alguen que veen.
c) Meu amor, tanto vos amo, que meu desejo não ousa desejar nehua cousa. Porque, se a desejasse, logo a esperaria, e se eu a esperasse, sei que vós anojaria: mil vezes a morte chamo e meu desejo não ousa desejar-me outra cousa.
d) Amigos, non poss'eu negara gran coita que d'amor hei,ca me vejo sandeu andar,e con sandece o direi: os olhos verdes que eu vime fazen ora andar assi.
e) Ai! dona fea, foste-vos queixar por (que) vos nunca louv'em meu cantar;mais ora quero fazer um cantar,em que vos loarei toda via;e vedes como vos quero loar. dona fea, velha e sandia!

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2017 – Questão 12
Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 15
Ultimamente ando de novo intrigado com o enigma de Capitu. Teria ela traído mesmo o marido, ou tudo não passou de imaginação dele, como narrador? Reli mais uma vez o romance e não cheguei a nenhuma conclusão. Um mistério que o autor deixou...
Base dudow 2000 – Questão 32
I. Autor que levava no palco a sociedade portuguesa da primeira metade do século XVI, vivenciando, na expressão de Antônio José Saraiva, o reflexo da crise. ...
Base dudow 2000 – Questão 38
Verifique o texto: ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 18
Só me perguntava o que era, se nunca os vira... O trecho, transposto para discurso direto, em norma padrão, assume a seguinte forma:Só me perguntava:a) – O que era, nunca os vira?b) – O que é, nunca os vira?c) – O que é, nunca os viram?d) – O que foi, nunca os vira?e) – O que foi, nunca os viu?