Base dudow 045 2000 – Questão 40

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
"[...] Não resguardei os apontamentos obtidos em largos dias e meses de observação: num momento de aperto fui obrigado a atirá-los na água. Certamente me irão fazer falta, mas terá sido uma perda irreparável? Quase me inclino a supor que foi bom privar-me desse material. Se ele existisse, ver-me-ia propenso a consultá-lo a cada instante, mortificar-me-ia por dizer com rigor a hora exata de uma partida, quantas demoradas tristezas se aqueciam ao sol pálido, em manhã de bruma, a cor das folhas que tombavam das árvores, num pátio branco, a forma dos montes verdes, tintos de luz, frases autênticas, gestos, gritos, gemidos. Mas que significa isso? Essas coisas verdadeiras podem não ser verossímeis. E se esmoreceram, deixá-las no esquecimento: valiam pouco, pelo menos imagino que valiam pouco. Outras, porém, conservaram-se, cresceram, associaram-se, e é inevitável mencioná-las. Afirmarei que sejam absolutamente exatas? Leviandade. [...] Nesta reconstituição de fatos velhos, neste esmiuçamento, exponho o que notei, o que julgo ter notado. Outros devem possuir lembranças diversas. Não as contesto, mas espero que não recusem as minhas: conjugam-se, completam-se e me dão hoje impressão de realidade. [...]"
 
Graciliano Ramos. Memórias do cárcere. Rio, São Paulo: Record, 
1984.
O fragmento transcrito expressa uma reflexão do autor-narrador quanto à escrita de seu livro contando a experiência que viveu como preso político, durante o Estado Novo. 
No que diz respeito às relações entre escrita literária e realidade, é possível depreender, da leitura do texto, a seguinte característica da literatura:
a) Revela ao leitor vivências humanas concretas e reais; 
b) Representa uma conscientização do artista sobre a realidade; 
c) Dispensa elementos da realidade social exterior à arte literária; 
d) Constitui uma interpretação de dados da realidade conhecida. 

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 6
Considere as seguintes manifestações da arte e da literatura românticas: ...
FUVEST 2005 – Questão 11
Tal como narrados neste trecho, as circunstâncias que levam ao nascimento de Dona Plácida apresentam semelhança maior com as que conduzem ao nascimento da personagem: a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias. b) Juliana, de O Primo Basílio. c) Macunaíma, de Macunaíma. d) Augusto Matraga, de Sagarana. e) Olímpico, de A Hora da Estrela.
Base dudow 2000 – Questão 35
A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta: ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 22
Considere as seguintes sugestões para a reescrita de fragmentos do texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Por suas características, não se encaixa na prosa machadiana o trecho que aparece na alternativa: ...