Base dudow 043 2000 – Questão 5

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Diferentes escolas literárias
Leia e responda:
“Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso.”
Jorge Amado, Capitães de areia. O tipo cujo perfil se traça, em linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias de um sargento de milícias, O cortiço, além de Capitães de areia. Essa recorrência indica que
a) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.
b) o atraso relativo das regiões Norte e Nordeste atraiu para elas a migração de tipos sociais que o progresso expulsara do Sul/Sudeste.
c) os romancistas brasileiros, embora críticos da sociedade militaram com patriotismo na defesa de nossas personagens mais típicas e mais queridas.
d) certas ideologias exóticas influenciaram negativamente os romancistas brasileiros, fazendo-os representar, em suas obras, tipos sociais já extintos quando elas foram escritas.
e) a criança abandonada, personagem central dos três livros, torna-se, na idade adulta, um elemento nocivo à sociedade dos homens de bem.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2008 – Questão 40
De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical ...
Base dudow 2000 – Questão 35
Leia o trecho seguinte de Vidas secas, de Graciliano Ramos: ...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 110
Casa dos Contos ...
Base dudow 2000 – Questão 33
O Simbolismo, estética que surgiu também no final do século XIX, reage contra _______ da época. Tal motivação justifica o subjetivismo profundo, que alcança _______, expresso de diferentes formas, assim como pela _______, conforme se pode...
Base dudow 2000 – Questão 40
As características mais importantes da poesia palaciana são: a) poesia feita para os reis e rainhas b) poesia separada da música e feita para ser declamada. c) poesia feita para ser cantada para os reis. d) poesia em redondilhas para ser cantada para o povo. e) poesia para ser cantada para a nobreza.