Base dudow 040 2000 – Questão 28

Ciências Humanas / História / O Oriente Médio / Conflito Árabe - Judeu
“Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.
 A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.
Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção  americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro”.
 
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências européias no Oriente Médio.
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
d) A ação dos governos  de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.
e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 84
São Paulo, 10 de janeiro de 1979. ...
Base dudow 2000 – Questão 10
A Queda do Muro de Berlim, em 1989, significou, SIMBOLICAMENTE: a) a vitória do comunismo na República Democrática Alemã. b) a alteração nas relações político-ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética. c) o início da globalização econômica, com a criação do Mercado Comum Europeu. d) o isolamento da Alemanha oriental no cenário europeu e internacional. e) a fuga de mão-de-obra da parte ocidental para a parte oriental da Alemanha.
UNIFESP 2005 – Questão 63
Durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade e intensidade crescentes, especiarias de áreas e civilizações não cristãs. Essas mercadorias eram ...
FUVEST 2006 – Questão 38
“Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espírito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espírito do povo”. Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão a) liberal e democrática. b) romântica e nacionalista. c) socialista e comunitária. d) teocrática e tradicionalista. e) conservadora e realista.
FGV Economia 2009 – Questão 47
Durante a Antigüidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental. ...