Base dudow 038 2000 – Questão 3

Ciências da Natureza / Biologia / As Bases da Genética / Termos Genéticos
Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
a) a hereditariedade e o ambiente não têm influência sobre a expressão dos fenótipos.
b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
e) os alelos responsáveis por essas características têm efeito fenotípico múltiplo.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 69
Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior...
FUVEST 2007 – Questão 1
A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália,...
UFMG 2012 – Questão 34
Metade dos recifes de corais está comprometido pela acidez dos oceanos ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Em pesquisas desenvolvidas com eucaliptos, constatou-se que a partir das gemas de um único ramo podem-se gerar cerca de 200000 novas plantas, em aproximadamente 200 dias, enquanto os métodos tradicionais permitem a obtenção de apenas cerca de cem mudas a partir de um mesmo ramo. A cultura de tecido é feita a partir: a) de células meristemáticas. b) de células da epiderme. c) de células do súber. d) de células do esclerênquima. e) de células do lenho.
Base dudow 2000 – Questão 3
As plantas podem apresentar raízes com modificações que possibilitam a sobrevivência em diferentes ambientes. Dentre essas modificações estão os pneumatóforos, adaptações morfológicas que permitem às plantas: a) flutuarem em ambientes aquáticos. b) fazerem fotossíntese em ambientes com deficiência de gás carbônico. c) reduzirem a perda de água em ambientes secos. d) respirarem em ambientes alagados. e) armazenarem reservas nutritivas em ambientes com excesso de oxigênio.