Base dudow 018 2000 – Questão 5

Ciências Humanas / Geografia / Agropecuária / A Questão Agrícola
 Considere o mapa a seguir:
 
 
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas do mundo atual permitem afirmar que:  
a)  a redução dos estoques disponíveis de terras aráveis, em várias partes do mundo, tem sido responsabilizada pela atual crise alimentar. 
b) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez. 
c) a existência de minifúndios improdutivos aliada à proliferação de conflitos nos países produtores de alimentos são as principais causas da fome aguda no mundo. 
d)  a forte expansão das áreas de cultivos destinados à produção de biocombustíveis, sobretudo na África, é apontada como causa da crise de fome. 
e) o aumento da demanda de alimentos em alguns países e o encarecimento dos transportes pelo elevado preço do petróleo estão entre os fatores responsáveis pela fome.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 51
Nos termos da legislação em vigor, considera-se agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: ...
Base dudow 2000 – Questão 45
Qual alternativa apresenta o título mais adequado para o mapa a seguir? a) a) Fluxos dos transportes marítimos no mundo.b) Fluxos mundiais de produtos manufaturados.c) Comercialização mundial do petróleo e do gás natural.d) Comercialização mundial do trigo.e) Comercialização mundial do ferro e do carvão.
UNESP (julho) 2005 – Questão 32
A produção industrial brasileira é grande e diversificada, mas sua distribuição espacial revela, ainda hoje, forte concentração geográfica. Apesar da relativa desconcentração industrial em curso, iniciada nos anos 1970, quando se consideram...
UNICAMP 2011 – Questão 48
Assinale a alternativa correta: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 3
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças...