Base dudow 009 2000 – Questão 14

Linguagens / Literatura / Painel Contemporâneo
A obra de Murilo Rubião é marcada pela presença de cenas insólitas, que fazem emergir uma realidade fantástica, como exemplificam todas as passagens abaixo, extraídas de Teleco, o coelhinho, EXCETO:
a) “A voz era sumida, quase um sussurro. Permaneci na mesma posição em que me encontrava, frente ao mar, absorvido com ridículas lembranças.”
b)  “Depois de uma convivência maior, descobri que a mania de metamorfosear-se em outros bichos era nele simples desejo de agradar ao próximo.”
c)” Ante a minha incredulidade, transformou-se numa perereca. Saltou por cima dos móveis, pulou no meu colo.”
d)   “Na última noite, apenas estremecia de leve e, aos poucos, se aquietou. Cansado pela longa vigília, cerrei os olhos e adormeci. Ao acordar, percebi que uma coisa se transformara no meus braços. No meu colo estava uma criança encardida, sem dentes. Morta.”
e)  “Alguns dias transcorridos, perdurava o mesmo caos. Pelos cantos, a tremer, Teleco se lamuriava, transformando-se seguidamente em animais os mais variados. Gaguejava muito e não podia alimentar-se, pois a boca, crescendo e diminuindo, conforme o bicho que encarnava na hora, nem sempre 
combinava com o tamanho do alimento. Dos seus olhos, então, escorriam lágrimas que, pequenas nos olhos miúdos de um rato, ficavam enormes na face de um hipopótamo.”

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 15
ARANHA DE ÁGUA ...
Base dudow 2000 – Questão 11
Considere as afirmações abaixo. ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Sobre a produção literária brasileira no contexto da ditadura militar, leia as seguintes afirmações: ...
Base dudow 2000 – Questão 11
- Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem! ...
Base dudow 2000 – Questão 7
É correto afirmar que, a partir da crítica que o amigo lhe dirige, o narrador cronista: a) sente-se obrigado a escrever sobre assuntos exigidos pelo público; b) reflete sobre a oposição entre literatura e realidade; c) reflete sobre diversos aspectos da realidade e sua representação na literatura; d) defende a posição de que a literatura não deve ocupar-se com problemas sociais; e) sente que deve mudar seus temas, pois sua escrita não está acompanhando os novos tempos.