Albert Einstein 2016 – Questão 30

Linguagens / Português
Médicos nas redes sociais Reprodução Tinder
 
Médicos expõem pacientes em redes sociais
DE SÃO PAULO - 20/08/2014 01h50
 
Médicos e outros profissionais da saúde registram cada vez mais suas rotinas nas redes sociais. O problema é que, frequentemente, expõem também os pacientes, algumas vezes em situações constrangedoras.
No aplicativo de paquera Tinder – em que os usuários exibem uma seleção de fotos para atrair a atenção do potencial pretendente –, é possível encontrar imagens de profissionais em centros cirúrgicos, UTIs e outros ambientes hospitalares.
Em busca feita pela reportagem, foram encontradas fotos em que era possível ver o rosto dos pacientes, incluindo de um homem sendo operado e uma criança que fazia tratamento contra um câncer.
"Colocar foto de jaleco e dentro do hospital é 'ímã de mulher' no Tinder", diz um médico de 30 anos da rede pública de São Paulo que costuma usar o aplicativo. Ele diz que já usou uma foto sua operando, mas agora tem apenas imagens em que não é possível identificar outras pessoas ou a instituição de saúde em que trabalha. "Fiquei com medo de que desse problema", explicou.
Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), o registro de pacientes, identificando os ou não, é irregular.
"É proibido tirar essas fotos. Existe uma resolução bem rígida sobre o assunto", diz Emmanuel Fortes, coordenador do departamento de fiscalização do CFM.
Ele diz que a única situação em que o registro de pacientes é permitido é para fins científicos, como a exibição em congressos médicos.
"Mas tem de haver consentimento do paciente, além da preservação de sua imagem."
Médicos que desrespeitarem a norma estão sujeitos a punição, inclusive com a perda de registro profissional, em casos julgados graves.
Folha de S.Paulo. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/08/1503001-medicos-expoem-pacientes-em-redes-sociais.shtml.
Acesso em: 5set. 2015.
Colocar foto de jaleco e dentro do hospital é 'ímã de mulher' no Tinder", diz um médico de 30 anos da rede pública de São Paulo que costuma usar o aplicativo.
Nessa declaração, o efeito de sentido decorrente do uso da linguagem figurada revela
a) os propósitos do aplicativo.
b) a indicação do local de trabalho do jovem médico.
c) a intenção do médico.
d) a frequência com que o aplicativo é acessado.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 7
A série de cinco períodos curtos com que se inicia o quarto parágrafo expressa, num crescendo, algumas preocupações existenciais do cronista. A partir do sexto período, porém, a expressão dessas grandes preocupações se frustra com a...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 132
Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 38
A arte de Luís Otávio Burnier ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 20
Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 133
O nome do inseto pirilampo (vaga-lume) tem uma interessante certidão de nascimento. De repente, no fim do século XVII, os poetas de Lisboa repararam que não podiam cantar o inseto luminoso, apesar de ele ser um manancial de metáforas, pois...