Albert Einstein 2016 – Questão 11

Ciências Humanas / Geografia
“A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”.
(Luiz Gonzaga Belluzzo. A Guerra do Brasil,
São Paulo:Texto novo, 2006. p. 25)
 
O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que
a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários.
b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos.
c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes.
d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
De acordo com os especialista da área de Paleontologia, o planeta Terra tem uma formação geológica de aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Sabendo-se deste fato de que no estado do Ceará existem na cidade de Quixadá várias formações rochosas, onde predomina as rochas graníticas, qual a origem dessas formações em relação às eras geológicas. a) Pré-cambriana. b) Paleozóica. c) Mesozóica. d) Cenozóica – terciário. e) Cenozóica – quaternário
FGV Economia 2011 – Questão 70
Analise os mapas. ...
UERJ 2011 – Questão 53
Europa Ocidental: a construção da unidade ...
FUVEST 2012 – Questão 2
Considere os mapas. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 57
A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão...