O que é o dudow?
O nome Dudow foi inventado. Não tem um significado linguístico em si, mas tem um conceito bem claro, que expressa o desejo de ampliar o entendimento dos estudantes sobre Educação. Essa história de estudar 10 horas por dia, abrir mão de tudo na vida, agredir profundamente sua saúde mental e não alcançar o sonho, já fez vítimas demais. Educação tem que ser mais do que isso pra mudar vidas. O Dudow não quer ser o único caminho, mas quer ser um caminho alternativo que traga resultados. Isso é o Dudow.
Como funciona e como ele vai me ajudar a me preparar para as provas?
O poder está na autonomia. Adoramos a analogia do passageiro e do nadador: duas pessoas viviam em uma ilha e todos os dias um barqueiro buscava essas pessoas e levava para o continente. Um dia, o barqueiro não veio e os dois ficaram presos na ilha. No outro dia, o barqueiro explicou que precisaria ficar uma semana sem buscá-los. Durante essa semana sem transporte, um deles ficou com os pés em terra firme e o outro decidiu entrar no mar. Durante sete dias, ele entrou todos os dias no mar e nadou. Aprendeu sobre as correntezas, sobre a maré, sobre os melhores horários para enfrentar o mar e, no final da semana, estava pronto para atravessar o trecho entre a ilha e o continente sozinho. Ele havia se tornado um nadador e com isso não havia limites que não pudessem ser superados para ele conquistar o continente.
E o outro? Continuou sendo um passageiro com o futuro dependendo do barqueiro.
Aqui no Dudow, queremos orientar o seu caminho para se tornar um nadador que descobre os limites, enfrenta as correntezas e desenvolve autonomia para perseguir e conquistar os seus sonhos. Vamos propor questões diariamente, descobrir onde estão suas dificuldades e ajudá-lo a lidar com cada uma delas. Se a sua aprovação está depois de uma montanha de desafios, você precisa aprender a escalar pelo melhor caminho possível para chegar lá.
Como uso a plataforma Dudow?
Faça seu cadastro aqui e experimente grátis. Se entender que o Dudow realmente pode te ajudar, você poderá optar pelo plano onde a plataforma propõe questões todos os dias. Cada questão que você acertar, errar ou marcar que tem dúvida, vai ajudar o Dudow a conhecer seus pontos que podem ser melhorados. Usando um algoritmo de inteligência artificial, o sistema vai encontrar a melhor questão para você fazer e se desenvolver.
Responder qualquer questão apenas porque ela está em uma apostila ou livro é perda tempo e tempo é vida. Usar o Dudow de maneira correta vai evitar que você jogue tempo fora, e direcione seus esforços para o caminho que vai realmente transfomar seus resultados.
Como encontro as minhas questões de ouro?
O Dudow encontra as Questões de Ouro para você. Uma Questão de Ouro deve ser de uma competência que cai muito no ENEM e que você tenha dificuldade em resolver. O Dudow sabe quais são as competências que mais caem no ENEM porque todas as nossas questões estão classificadas nas competências e habilidades do ENEM. Quando você resolver as questões no Dudow, ele descobre quais você tem mais dificuldade.
Unindo essas duas informações, ele consegue encontrar as suas Questões de Ouro. Quanto mais questões você fizer no roteiro de estudos, mais o Dudow saberá sobre as suas dificuldades e melhor ele será em encontrar as suas Questões de Ouro.
Preciso treinar minha redação, e agora?
O treino de redação é fundamental, porque o resultado da redação pode jogar sua nota nas estrelas. Muita gente se adaptou a treinar redação apenas quando tem um professor para corrigir. Isso é um comportamento típico de “passageiro” (vide analogia acima do nadador e do passageiro).
No Dudow, temos uma plataforma de redação que está transformando todo mundo que participa em “nadador”. Lá você não só terá suas redações corrigidas, como também será o corretor de muitas redações. O treino é duplo porque enquanto você corrige, reforça tudo o que aprendeu sobre produção de texto para fazer as orientações corretas.
A plataforma de redação é um exemplo excelente de como funciona o DNA Dudow na preparação dos estudantes.
Não consigo estudar, o que faço?
Comece do princípio. Não me refiro a pegar um livro ou entrar na internet para ver uma tonelada de vídeo-aulas. Pergunte a si mesmo que problemas o estudo vai resolver na sua vida. Existe uma caminho mais fácil do que estudar para resolver seus problemas? Você tem certeza de que o estudo é capaz de atender suas expectativas?
A Educação é uma jornada cansativa e ingrata quando estamos no meio dela. Mas é recompensadora e valiosa quando conseguimos vencer alguns estágios. Você precisa atingir um nível de maturidade sobre sua situação para entender exatamente o que impede você de estudar. Não conseguir estudar não é o problema, é a consequência. Começar do princípio é investigar a causa. Coisa chata de fazer? Certamente. Mas é fundamental e funciona.
Quantas horas preciso estudar por dia para ter um bom resultado na prova?
Boas notas no ENEM podem vir de 8 horas de estudo por dia, e também de 1 hora de estudo por dia. Fazendo um exercício de análise, também existem notas ruins vindo de 8 horas de estudo diário e o mesmo para 1 hora de estudo diário.
O que isso significa?
Obter uma boa nota no ENEM não tem tanta relação com o número de horas de estudo por dia. Muita gente tem a resposta para essa pergunta na ponta da língua, justamente porque tem muita gente que deseja obter algo palpável para amarrar sua nota. Não seria confortável alguém garantir que sua nota seria 850 pontos no ENEM se você estudasse 6 horas por dia?
Quem vai resistir a tentação de acreditar nesse “conto de fadas” das horas de estudo diário?
O perigo mora exatamente aí. Estudar 6 horas por dia sem um direcionamento que tire você de onde está e o aproxime de onde precisa chegar, é perda de tempo e de vida.
Por isso tem gente que consegue uma nota alta com 1 hora de estudo por dia e outros, nem com 8 horas conseguem.
No fundo não importa quantas horas você vai estudar, mas sim em que direção estas horas vão transformar você.
Preciso pagar para usar o Dudow?
Não necessariamente.Gostamos de ter pessoas usando e se desenvolvendo com o Dudow. Para isso acontecer ainda mais, temos alguns recursos gratuitos que têm ajudado muita gente, de acordo com as mensagens que recebemos.
Para usar o roteiro de estudos e a plataforma de redação, é preciso entender o benefício que essa ferramenta pode trazer para sua preparação.
Nossa recomendação é: faça o teste e sinta os benefícios. Só depois você pensa se quer assinar o roteiro de estudos Dudow e vir se preparar com a gente.
Como saber qual vestibular devo prestar?
Qual vestibular prestar, qual curso fazer, fazer faculdade ou não, são perguntas comuns entre 15 e 26 anos. Muitos começam a achar que a vida vai acabar se não passar no vestibular no próximo ano e, infelizmente, alguns transformam essa angústia em um tsunami que destrói tudo o que encontra pela frente.
Escolher o que você deseja fazer profissionalmente pelos próximos 30 anos é estressante (e como é!), principalmente porque na idade que essas dúvidas começam a surgir ainda não tivemos experiências suficientes para decidir entre o que é bom ou péssimo para nós. A melhor maneira de tomar essa decisão é vivendo e se conhecendo melhor. Não adianta criar uma ilusão: “Quero ser médico porque não tenho problema em ver sangue e adoro ajudar as pessoas”. Beleza, qual experiência você teve em ajuda humanitária que dá essa segurança pra você empenhar sua vida nisso? O que exatamente você quer dizer com “não tenho problema em ver sangue”?
Talvez o importante seja entender que temos 2 tipos de perguntas no mundo: as que têm resposta direta; as que têm resposta composta. Pergunta de resposta direta: “Viro à direita ou à esquerda?” Satisfação garantida com resposta única. “Qual curso devo fazer?” Insatisfação garantida com resposta única, mas chance de satisfação imensa se juntarmos as respostas de diversas perguntas.
Encontre essas perguntas e construa uma resposta que pode, e vai, mudar a sua vida.