UNIP 2022 – Questão 25

Ciências Humanas / História
Nos anos da ditadura militar, entre 1964 e 1985, o Brasil sofreu ações a partir de Atos Institucionais que tinham, entre suas pretensões, reforçar o Executivo, suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos. Sobre o Ato Institucional nº 1, de 9 de abril de 1964, assinale a alternativa correta.
a) Criou exigências burocráticas que tornavam praticamente impossível a realização de greves e
paralisações legais.
b) O AI nº 1 criou as bases para a instalação dos Inquéritos Policial-Militares a que ficaram sujeitos os responsáveis pela prática de crime contra o Estado ou seu patrimônio e a ordem política e social ou por atos de guerra revolucionária.
c) O governo militar concentrou-se na comunidade de informações, nos órgãos de vigilância e repressão para cassar mandatos e atuar no expurgo do funcionalismo.
d) A junta militar criou a pena de banimento do território nacional, aplicável a todo brasileiro que se tornar inconveniente, nocivo ou perigoso à segurança nacional.
e) O AI nº 1 estabeleceu a pena de morte para os casos de guerra externa, psicológica adversa ou revolucionária ou subversiva.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2015 – Questão 48
Leia o texto abaixo sobre práticas protecionistas recentes: ...
UERJ 2013 – Questão 57
Adaptado de O Globo, 30/06/2012. ...
UEL 2018 – Questão 58
Leia o texto a seguir. ...
UNIP 2022 – Questão 21
A expansão marítima de países europeus, depois do século XV, e associados a ela o descobrimento e a colonização da América, constitui o capítulo mais importante da modernidade. Ela não é um fato isolado porque deriva do desenvolvimento do...
UERJ 2010 – Questão 54
Socialista surgiu como descrição filosófica em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o sentido desenvolvido de social. A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente...