UNIP 2022 – Questão 25

Ciências Humanas / História
Nos anos da ditadura militar, entre 1964 e 1985, o Brasil sofreu ações a partir de Atos Institucionais que tinham, entre suas pretensões, reforçar o Executivo, suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos. Sobre o Ato Institucional nº 1, de 9 de abril de 1964, assinale a alternativa correta.
a) Criou exigências burocráticas que tornavam praticamente impossível a realização de greves e
paralisações legais.
b) O AI nº 1 criou as bases para a instalação dos Inquéritos Policial-Militares a que ficaram sujeitos os responsáveis pela prática de crime contra o Estado ou seu patrimônio e a ordem política e social ou por atos de guerra revolucionária.
c) O governo militar concentrou-se na comunidade de informações, nos órgãos de vigilância e repressão para cassar mandatos e atuar no expurgo do funcionalismo.
d) A junta militar criou a pena de banimento do território nacional, aplicável a todo brasileiro que se tornar inconveniente, nocivo ou perigoso à segurança nacional.
e) O AI nº 1 estabeleceu a pena de morte para os casos de guerra externa, psicológica adversa ou revolucionária ou subversiva.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 38
O Brasil assistiu, nos últimos meses de 1822 e na primeira metade de 1823, ...
UECE 2022 – Questão 27
No século V depois de Cristo, o Império Romano do Ocidente entrou em colapso em meio às grandes invasões bárbaras. No território do Império Romano no Ocidente surgiu a Sociedade Feudal. ...
UNIP 2024 – Questão 11
De acordo com o texto, o projeto Human Cell Atlas ...
FGV 2019 – Questão 49
O país que não tem minas próprias deve, sem dúvida, obter seu ouro e prata dos países estrangeiros, tal como o país que não tem vinhas precisa obter o seu vinho. Não parece necessário, porém, que a atenção do governo se deva voltar mais...
UNIP 2022 – Questão 9
Uma solução aquosa de cloreto de amônio foi preparada pesando-se 5,35g do sal e dissolvendo-o para um volume total de 1000 mL. A respeito dessa solução, é correto afirmar que Dados: Ka (N) = 5,6 x 10–10; Kw = 1,0 x 10–14; = 7,48. a) [H3O+] < [OH–] b) Ka > [H3O+] c) [NH3] = [OH–] d) [N] = [H3O+] e) [H3O+] > Ka