UNIOESTE .2 2023 – Questão 12

Ciências Humanas / História
Leia o trecho abaixo:

Os séculos XIV e XV, na Europa Ocidental, foram palco de acontecimentos que aparentam marcar o colapso da ordem medieval: é o caso da crise do Papado, da Guerra dos Cem Anos, das crises alimentares, da peste, entre outros. Até pouco tempo, os historiadores costumavam utilizar expressões como “Outono da Idade Média” ou ainda “crise do sistema feudal” para designar o conjunto desses acontecimentos.
SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019, p.115.

Sobre os séculos XIV e XV na Europa Ocidental, assinale a alternativa CORRETA.
a) A “Grande Fome”, fenômeno que teve seu início ao final do século XV, foi motivada por uma forte queda da produção agrícola em todo o Ocidente Europeu, em razão especialmente das ações políticas e econômicas de Carlos Magno à época, no Império Carolíngio.
b) A peste chegou ao Ocidente Europeu, aproximadamente, a partir de 1347. Estima-se que tenha perecido de um terço a metade da população do continente. De modo geral, as cidades, pela densidade populacional e pelas precárias condições de higiene, sofreram mais do que o campo.
c) O conflito a que chamamos “Guerra dos Cem Anos” foi na verdade uma série de guerras que opuseram Inglaterra e Alemanha, no período entre 1337 e 1453. A razão deste longo e penoso conflito foi a disputa por colônias de exploração nas recém-descobertas regiões da América e África.
d) Houve uma grande crise do Papado ao longo dos séculos XIV e XV, a que os historiadores denominam “Cisma Papal”. A Igreja Católica, enfraquecida diante da Reforma Protestante, perdeu muito de sua autoridade. Consequência disso, surgiu em Constantinopla a Igreja Ortodoxa.
e) A despeito da existência de graves problemas sociais, a Europa Ocidental não presenciou no período dos séculos XIV e XV qualquer movimento revoltoso de origem camponesa. Todos na época, até mesmo os mais pobres, tinham pleno acesso à educação e à participação nos governos regionais.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 53
Denominamos de “civilização helenística” à civilização que resultou: ...
FUVEST 2011 – Questão 54
É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduzse em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 40
"Os romanos costumavam vender uma parte das terras conquistadas, anexar outras e arrendá-las aos cidadãos que nada possuíssem, mediante um ligeiro censo (renda anual) ao tesouro público. Os ricos, porém, tinham conseguido apoderar-se dessas...
UNESP 2011 – Questão 4
Não se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hábil, mas antes refletir no que ela significa. Nesta frase, Sócrates, para rotular o tipo de discurso que acaba de ser sugerido por Fedro, emprega palavra hábil com o sentido de a) discurso prolixo e ininteligível. b) pronúncia adequada das palavras. c) habilidade de leitura. d) expressão de significados contraditórios, absurdos. e) discurso eficiente em seus objetivos
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 18
Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações...