UNIFESP 2005 – Questão 88

Ciências da Natureza / Química / Reações Químicas / Ocorrência das Reações
A necessidade de se encontrarem alternativas para o petróleo, uma fonte não renovável, como a principal matéria-prima para a obtenção de combustíveis, tem estimulado as pesquisas sobre fontes renováveis como, por exemplo, o biodiesel. No Brasil, o biodiesel tem sido obtido a partir de óleos vegetais, pela reação representada pela equação
em que R1, R2, R3 = cadeias carbônicas, de C7 a C23.
Sobre esse processo de síntese do biodiesel, foram feitas
as seguintes afirmações:
I. O biodiesel é uma mistura de monoalquil ésteres de cadeias longas, derivados do etanol.
II. O biodiesel é formado por produtos em que R1, R2 e R3 são cadeias carbônicas saturadas.
III. Se, ao invés de etanol, for empregado o metanol na reação, o produto obtido será uma mistura de sais de ácidos carboxílicos.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 22
As interrogações iniciais do texto questionam a) a dissociação entre palavrão e cultura. b) se palavrão é realmente linguagem. c) o status de um palavrão. d) o impacto da utilização do palavrão. e) a necessidade de se empregar um palavrão.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 19
A frase que reproduz uma ideia do texto de maneira gramaticalmente correta é: ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 15
Se A é o conjunto dos números reais diferentes de 1,seja f:A → A dada por f(x) = . Para um inteiro positivo n, f n(x) é definida por Então, f5(x) é igual a a) b) c) x d) x4 e)
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2005 – Questão 9
No aparelho digestório de um boi, o estômago é dividido em 4 compartimentos. Os dois primeiros, rúmem e barrete (ou retículo), contêm rica quantidade de bactérias e protozoários que secretam enzimas que decompõem a celulose do material...
UNIFESP 2005 – Questão 5
Dividindo-se os polinômios p1(x) e p2(x) por x – 2 obtêm-se, respectivamente, r1 e r2 como restos. Sabendo-se que r1 e r2 são os zeros da função quadrática y = ax2 + bx + c, conforme gráfico o resto da divisão do polinômio produto p1(x).p2(x) por x – 2 é: a) 3. b) 5. c) 8. d) 15. e) 21.