UNIFESP 2005 – Questão 63

Ciências Humanas / História / A Europa Medieval / Renascimento Comercial e Urbano
Durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade e intensidade crescentes, especiarias de áreas e civilizações não cristãs. Essas mercadorias eram
a) adquiridas por meio de escambo (trocadas por quinquilharias) ou por roubo dos povos produtores, como na costa ocidental da África.
b) compradas com moedas nos portos do Mediterrâneo oriental, ou trocadas por tecidos de lã, provenientes de Flandres e das cidades do norte da Itália.
c) obtidas com exclusividade pelos bizantinos, os quais as revendiam, igualmente com exclusividade, aos mercados venezianos.
d) vendidas nos portos europeus pelos comerciantes árabes, depois de trazidas do Oriente por caravanas de camelos.
e) transportadas por navios de cabotagem, principalmente ibéricos, que as vendiam nos mercados da Europa do Norte.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2005 – Questão 14
A figura representa um retângulo subdividido em 4 outros retângulos com as respectivas áreas. O valor de a é: a) 4. b) 6. c) 8. d) 10. e) 12.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 9
Considere as afirmações: ...
UNESP 2011 – Questão 42
A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada “Diretas Já!”, ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 10
A figura exibe cinco configurações que pretendem representar uma circunferência de centro O1 e perímetro 2π cm e um quadrado de centro O2 e perímetro 4 cm. Aponte a alternativa que corresponde à configuração descrita. a) b) c) d) e)
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 43
O texto afirma que: ...