UNIFESP 2005 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
O primeiro usuário introduz a agulha dentro da veia para nela injetar a droga. Para certificar-se de que a agulha está dentro da veia, ele puxa um pouco de sangue para dentro da seringa. Passa-a, então, a outro, que prepara a própria dose, sem se preocupar em esterilizar a seringa com o sangue do primeiro usuário. E, assim,  sucessivamente, a seringa vai passando por todos.
(Içami Tiba, 123 respostas sobre drogas.)
 
O texto, que relata o uso de uma droga injetável, pode servir ainda para descrever o contágio de doenças como
a) AIDS e hepatite B.
b) gonorreia e sífilis.
c) gonorreia e AIDS.
d) meningite e AIDS.
e) meningite e hepatite B.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 44
No Brasil, a presença feminina em postos de trabalho cresceu, mas ainda não é elevada em cargos de chefia, quando comparada a dos homens. Isso se deve à a) baixa taxa de desemprego. b) dupla jornada de trabalho e barreiras culturais. c) elevada taxa de fertilidade do país. d) escolaridade superior entre as mulheres, maior que entre os homens. e) contratação da mulher em atividades domésticas.
UFMG 2013 – Questão 47
A doença que pode ser contraída ao se ingerir água não tratada é a a) amebíase. b) dengue. c) febre amarela. d) malária.
UNESP 2016 – Questão 64
Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B,...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 61
(...) não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana. ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 20
De início, morar na casa de Borges era solitário e tedioso, o que levou Inácio a pensar em ir embora. Todavia, isso não aconteceu, sobretudo porque o rapaz a) passou a ser mais bem tratado pelo casal após três semanas. b) teve uma educação que não lhe permitiria tal rebeldia. c) se pegou atraído por D. Severina, com o passar do tempo. d) gostava, na realidade, do trabalho que realizava com Borges. e) sentia que D. Severina se mostrava mais atenciosa com ele.