UNIFESP 2005 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
O primeiro usuário introduz a agulha dentro da veia para nela injetar a droga. Para certificar-se de que a agulha está dentro da veia, ele puxa um pouco de sangue para dentro da seringa. Passa-a, então, a outro, que prepara a própria dose, sem se preocupar em esterilizar a seringa com o sangue do primeiro usuário. E, assim,  sucessivamente, a seringa vai passando por todos.
(Içami Tiba, 123 respostas sobre drogas.)
 
O texto, que relata o uso de uma droga injetável, pode servir ainda para descrever o contágio de doenças como
a) AIDS e hepatite B.
b) gonorreia e sífilis.
c) gonorreia e AIDS.
d) meningite e AIDS.
e) meningite e hepatite B.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 23
A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Para a entrada da energia solar nos ecossistemas a organela celular que desempenha papel mais destacado é a) o núcleo. b) a mitocôndria. c) o ribossomo. d) o vacúolo. e) o cloroplasto.
Base dudow 2000 – Questão 33
Na herança do sistema sanguíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA( para sangue tipo A ), IB ( para sangue tipo B ) e i ( para sangue do tipo O ). Sabe-se ainda, que IA e IB são codominantes, ambos dominando sobre i. Uma...
ENEM 2003 – Questão 20
O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a...
Base dudow 2000 – Questão 53
Seres vivos importantes na decomposição da matéria, com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas como a penicilina, são os (as):a) protozoários.b) esporófitos.c) fungos.d) cianofíceas.e) bactérias.
UNIFESP 2018 – Questão 13
A veia humorística do poeta romântico Álvares de Azevedo (1831-1852) está exemplificada nos versos: ...