UNIFESP 2005 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
O primeiro usuário introduz a agulha dentro da veia para nela injetar a droga. Para certificar-se de que a agulha está dentro da veia, ele puxa um pouco de sangue para dentro da seringa. Passa-a, então, a outro, que prepara a própria dose, sem se preocupar em esterilizar a seringa com o sangue do primeiro usuário. E, assim,  sucessivamente, a seringa vai passando por todos.
(Içami Tiba, 123 respostas sobre drogas.)
 
O texto, que relata o uso de uma droga injetável, pode servir ainda para descrever o contágio de doenças como
a) AIDS e hepatite B.
b) gonorreia e sífilis.
c) gonorreia e AIDS.
d) meningite e AIDS.
e) meningite e hepatite B.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 35
O suco gástrico contém a enzima pepsina que atua sobre: a) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de glicose. b) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos. c) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de ácidos graxos e glicerol. d) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos. e) carboidratos, quebrando ligações entre moléculas de glicose.
Base dudow 2000 – Questão 48
Os itens enumerados a seguir são exemplos de diferentes relações entre os seres vivos. ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 29
Considere as seguintes características do Modernismo brasileiro: I. busca de uma língua brasileira; II. versos livres; III. ironia e humor. Nos versos de Oswald de Andrade, a) apenas I está presente. b) apenas III está presente. c) apenas I e II estão presentes. d) apenas I e III estão presentes. e) I, II e III estão presentes.
Base dudow 2000 – Questão 51
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, foi a primeira vitamina a ser isolada, a ser conhecida estruturalmente e a ser sintetizada em laboratório (figura 1). Por apresentar comportamento químico fortemente redutor, atua, numa...
UNESP (julho) 2009 – Questão 18
Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões: ...