UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 71

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Campos Sales
Nesse regime, (...) a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os Estados, pensa a União.
(Campos Salles. “Mensagem” (3 de maio de 1902),  in Manifestos e mensagens. São Paulo: Fundap/Imprensa Oficial, 2007.)
 
Ao defender a “política dos Estados” (ou política dos governadores) e associá-la às ideias de “harmonia”, “soma” e “soberania da opinião”, o então presidente da República Campos Salles defendia
a) o fim da autonomia dos estados e o início de um período de centralização política, que caracterizou a República como uma ditadura.
b) uma perspectiva de democratização para a recente República brasileira, impedindo que novos protestos políticos e armados irrompessem.
c) a relação diplomática com os demais países sul-americanos e se dispunha a obter alianças e acordos comerciais no exterior.
d) um pacto entre o governo federal e os governos estaduais, que teriam autonomia econômica, mas assegurariam apoio político ao Presidente.
e) o modelo político adotado como capaz de democratizar o Brasil e de obter, sem lutas, a unidade política e territorial ainda inexistente.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 25
O tom predominante no texto é de a) resignação. b) ironia. c) melancolia. d) indignação. e) luto.
Base dudow 2000 – Questão 21
América Hispânica e América Portuguesa, futuro Brasil, viveram processos históricos parecidos, mas não idênticos, do final do século XV até a primeira metade do XIX. Quanto às colonizações espanhola e portuguesa nas Américas, entre os...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 83
Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 57
Quem se mete pelo caminho do pedido de perdão deve estar pronto a escutar uma palavra de recusa. Entrar na atmosfera do perdão é aceitar medir-se com a possibilidade sempre aberta do imperdoável. Perdão pedido não é perdão a que se tem...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 32
No poema, a metáfora do espelho é um caminho para a reflexão sobre: ...