UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Nutrição e Digestão / Fisiologia da Digestão Humana
A síndrome de Gaucher é autossômica e recessiva. Ela consiste na deficiência de uma enzima dos lisossomos, responsável pela digestão de gorduras das células. No caso de pacientes com a síndrome de Gaucher, pode-se afirmar corretamente que:
a) a deficiência da enzima levará ao acúmulo de lipídios no fígado do portador da síndrome.
b) a introdução de cópias do gene normal nas células do fígado evitará a síndrome nos descendentes.
c) a deficiência enzimática e a mutação estão presentes apenas nas células do fígado.
d) por ser uma anomalia de enzima dos lisossomos, ela não é hereditária.
e) o cruzamento de um homem heterozigótico com uma mulher afetada resulta em 25% de probabilidade de filhos afetados.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2017 – Questão 43
O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se observa que a) homens e gibões (Hylobatidae) não possuem ancestral comum. b) homens, gorilas (Gorilla) e orangotangos (Pongo) pertencem a famílias diferentes. c) homens, gibões e chimpanzés (Pan) possuem um ancestral comum. d) homens, orangotangos (Pongo) e gibões ( Hylobatidae) são primatas pertencentes à mesma família.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 12
Em “Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas”, a figura de linguagem presente é a) uma metáfora, já que compara a maldade com o oceano. b) uma hipérbole, pois expressa a idéia de uma maldade exagerada. c) um eufemismo, já que não afirma diretamente o quanto há de maldade. d) uma ironia, pois se reconhece a maldade, mas ficam pressupostos outros sentidos. e) um pleonasmo, já que entre maldade e oceânicas há uma repetição de sentido.
UNESP (julho) 2007 – Questão 14
A seguir estão listadas algumas drogas e os efeitos que causam nos seres humanos, a curto e longo prazo. ...
UERJ 2006 – Questão 40
Pandemias graves de gripe por vírus influenza repetem-se, no mundo, a determinados intervalos de tempo, causando milhões de mortes. Cientistas da OMS alertam para o fato de que a gripe aviária, surgida no sudeste asiático, pode provocar uma nova...
Base dudow 2000 – Questão 4
(PUC-RIO)Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o (a): a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese. b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas. c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera. d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese. e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.