UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 72

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Prudente de Morais
“Aquilo não era uma campanha era uma charqueada. Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente. Naqueles ares pairava, ainda, a poeira de Moreira César, queimado; devia-se queimar. Adiante, o arcabouço decapitado de Tamarindo; devia-se degolar. A repressão tinha dois pólos – o incêndio e a faca... Ademais, não havia temer-se o juízo tremendo do futuro. A História não iria até ali.”
(Euclides da Cunha, Os Sertões.)
 
Essa passagem do livro:
a) revela a preocupação que os protagonistas de ambos os lados tinham com relação às implicações políticas de suas ações.
b) denuncia mais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão.
c) mostra que ambos os lados em luta estavam determinados a destruir o adversário para não deixar provas de sua conduta.
d) critica veladamente a ausência de interesse por parte da opinião pública e da imprensa com relação ao episódio relatado.
e) indica que o autor, por acompanhar de longe os acontecimentos, deixou-se levar por versões que exageraram a crueldade da repressão.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 44
DAN SMITH. Adaptado de Atlas dos conflitos mundiais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 28
Nas figuras, as mudanças de cores nas esferas simbolizam a aquisição de novas características nas espécies ao longo do tempo. As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista são: a) I, II e III b) I, III e II c) II, I e III d) II, III e I e) III, II e I
Base dudow 2000 – Questão 36
“O Estado sou Eu”. Essa frase de Luís XIV indicava uma particular organização do Estado Moderno. São suas características: a) Dirigir a economia, legislar, nomear ministros e criar tributações. b) Manipular a nobreza e a burguesia. c) Concentrar poderes à disposição do parlamento. d) Estabelecer a balança comercial favorável e o metalismo. e) Manter o monopólio e criação de tributos
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 65
O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 65
A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da civilização e dela faz parte integrante. ...