UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 70

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / Aspectos Culturais da Colônia
Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças:
 
a) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra.
b) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por
causa da crise do sistema colonial.
c) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento.
d) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos
produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas.
e) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 3
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças...
Base dudow 2000 – Questão 5
Considere o mapa a seguir: ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 33
No último trecho do segundo parágrafo do texto – but disagree about their extent. – a palavra their refere-se a a) averages. b) most experts. c) men and women. d) life expectancy. e) further rises.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 22
No verso do texto 1 "Metal de voz que enleva de doçura", a preposição "de" ocorre duas vezes, formando expressões que indicam, respectivamente, relação de a) posse e de consequência. b) causa e de posse. c) qualificação e de causa. d) modo e de qualificação. e) posse e de modo.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 21
A cada 80 dias, 20 mil gravatas chegam a uma lojinha do Brás, bairro comercial de São Paulo. É o fim de uma viagem e tanto para elas ― navegam por um mês desde Shengzhou, uma cidade no leste chinês. Mas a parada no Brás não deve demorar....