UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 70

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / Aspectos Culturais da Colônia
Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças:
 
a) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra.
b) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por
causa da crise do sistema colonial.
c) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento.
d) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos
produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas.
e) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 34
Observe o mapa-múndi. (Dumortier, 2003. Adaptado.) O mapa indica destinos importantes no mundo, relacionados ao turismoa) ecológico. b) de negócios. c) religioso.d) sexual. e) patrimonial.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 49
Uma pessoa de 70 kg desloca-se do andar térreo ao andar superior de uma grande loja de departamentos, utilizando uma escada rolante. A figura fornece a velocidade e a inclinação da escada em relação ao piso horizontal da loja. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 82
Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como...
Base dudow 2000 – Questão 5
Considere o mapa a seguir: ...
Base dudow 2000 – Questão 45
Qual alternativa apresenta o título mais adequado para o mapa a seguir? a) a) Fluxos dos transportes marítimos no mundo.b) Fluxos mundiais de produtos manufaturados.c) Comercialização mundial do petróleo e do gás natural.d) Comercialização mundial do trigo.e) Comercialização mundial do ferro e do carvão.