UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 52

Ciências da Natureza / Física / Calorimetria / Trocas de Calor
Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram  previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20ºC. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60ºC e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era
 
 
a) de 60ºC, pois o termômetro nunca interfere na medida da temperatura e o calor perdido para o ambiente, nesse caso, é desprezível.
b) de 60ºC porque, nesse caso, embora possa haver perda de calor para o termômetro e para o ambiente, essas perdas não se manifestam, pois a medida da temperatura é instantânea.
c) maior do que 60ºC; a indicação é menor exclusivamente por causa da perda de calor para o ambiente, pois o termômetro não pode interferir na medida da temperatura.
d) maior do que 60ºC e a indicação é menor principalmente por causa da perda de calor para o termômetro.
e) menor do que 60ºC porque, nesse caso, a água absorve calor do ambiente e do termômetro.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 59
Os elevados custos da energia, aliados à conscientização da necessidade de reduzir o aquecimento global, fazem ressurgir antigos projetos, como é o caso do fogão solar. Utilizando as propriedades reflexivas de um espelho esférico côncavo,...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 35
A Bossa Nova, segundo o texto, ...
Base dudow 2000 – Questão 90
Os blocos A e B a seguir repousam sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Em uma primeira experiência, aplica-se a força de intensidade F, de direção horizontal, com sentido para a direita sobre o bloco A, e...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 13
Considere o sistema de equações x - y =2cx + y = 3 onde c é uma constante real. Para que a solução do sistema seja um par ordenado no interior do primeiro quadrante (x > 0, y > 0) do sistema de eixos cartesianos ortogonais com origem em (0, 0), é necessário e suficiente que a) c ≠­ –1. b) c < –1. c) c < –1 ou c > 3/2. d) 3/2 < c. e) –1 < c < 3/2.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 39
No trecho do primeiro parágrafo do texto – thanks to better sanitation, more control over epidemics, improved nutrition and higher living standards. – a expressão thanks to indica a) enumeração. b) causa. c) conclusão. d) consequência. e) exemplificação.