UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 27

Ciências da Natureza / Biologia / Ação Gênica / Código Genético
Leia os dois textos a seguir.

No futuro, será possível prescrever uma alimentação para prevenir ou tratar doenças como obesidade e diabetes, baseandose na análise do CÓDIGO GENÉTICO de cada paciente (...)
(Veja, 20.06.2007.)
 
Hiasl e Rosi são chimpanzés (...), seus representantes legais reivindicam a equiparação de seus direitos aos dos ‘primos’ humanos, com quem têm em comum quase 99% do CÓDIGO GENÉTICO (...).
(Época, 25.06.2007.)
 
O código genético é universal, ou seja, é o mesmo para todos os organismos. Portanto, a utilização desse conceito está incorreta nos textos apresentados. O conceito que substitui corretamente a expressão CÓDIGO GENÉTICO nos dois textos é:
a) genoma.
b) carga genética.
c) genoma mitocondrial.
d) sequência de aminoácidos.
e) sequência de nucleotídeos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 26
Para o poeta, o poema a) não é suficiente para exprimir seus sentimentos. b) fica limitado em razão do sonho e da linguagem. c) realiza-se independentemente da linguagem e do sonho. d) tem sentidos ocultos a serem vivenciados. e) é uma forma de sonhar e fugir da realidade.
Base dudow 2000 – Questão 23
O daltonismo é uma herança recessiva ligada ao cromossomo X. Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade de crianças daltônicas na prole dessa mulher é: a) ¼ dos meninos b) ¼ das meninas c) ½ dos meninos d) 1/8 de todas as crianças e) ½ dos meninos e ½ das meninas
UERJ 2016 – Questão 35
Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos...
FUVEST 2015 – Questão 90
No intestino humano, cada uma das vilosidades da superfície interna do intestino delgado tem uma arteríola, uma vênula e uma rede de capilares sanguíneos. Após uma refeição, as maiores concentrações de oxigênio, glicose e aminoácidos no sangue são encontradas nas a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 24
Em um casal em que a mulher é heterozigota para hemofilia, e o marido é normal, a probabilidade do nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é: a) 1/2 b) 1/3 c) 1/4 d) 1/8 e) 3/4