UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 5

Linguagens / Português / Sintaxe / Concordância Verbal
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
Considerando os aspectos de concordância e de crase, assinale a alternativa correta.
a) Os jovens, da adolescência à vida adulta, muitas vezes se depara com conflitos referente à sua sexualidade.
b) O mundo atual oferece muitas informações à seus jovens que, para falar em sexo, encontram bastante dúvidas.
c) Dúvidas frequentes e conflito pode fazer com que o jovem não chegue à uma exata dimensão da sua sexualidade.
d) Com informações à disposição, ainda existe dúvidas sobre sexo para o jovem moderno.
e) Hoje, assiste-se a uma transformação dos valores relativos à sexualidade do jovem.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 16
A sonda Phoenix, lançada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presença de água, magnésio, sódio, potássio e cloretos. Ainda não foi detectada a presença de fósforo naquele planeta. Caso esse elemento...
Base dudow 2000 – Questão 56
(CFTCE) A respeito da regência do verbo “visar” está incorreta: a) A nova lei visa ao fim do desemprego. b) Os jovens franceses visam um emprego estável. c) Visando à competitividade, os países europeus criaram novas leis. d) Visando mudar a lei, os jovens franceses tentam paralisar o país. e) Os jovens franceses pedem que os empregadores visem à sua carteira profissional.
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 43
Assinale as alternativas que completam correta e respectivamente as lacunas numeradas no texto. a) Do you talk b) Have they done c) Has it said d) Does this mean e) Is he showing
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 81
Nas tecnologias para substituição dos derivados do petróleo por outras fontes de energias renováveis, o Brasil destaca-se no cenário internacional pelo uso do etanol e, mais recentemente, do biodiesel. Na transesterificação, processo de...
Base dudow 2000 – Questão 43
Relativamente A ESSE ASSUNTO, tenho muito que dizer. A expressão em destaque na frase anterior classifica-se, sintaticamente, como: a) objeto indireto. b) adjunto adverbial. c) adjunto adnominal. d) objeto direto preposicionado. e) complemento nominal.