UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 5

Linguagens / Português / Sintaxe / Concordância Verbal
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
Considerando os aspectos de concordância e de crase, assinale a alternativa correta.
a) Os jovens, da adolescência à vida adulta, muitas vezes se depara com conflitos referente à sua sexualidade.
b) O mundo atual oferece muitas informações à seus jovens que, para falar em sexo, encontram bastante dúvidas.
c) Dúvidas frequentes e conflito pode fazer com que o jovem não chegue à uma exata dimensão da sua sexualidade.
d) Com informações à disposição, ainda existe dúvidas sobre sexo para o jovem moderno.
e) Hoje, assiste-se a uma transformação dos valores relativos à sexualidade do jovem.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 47
A trajetória de uma partícula, representada na figura, é um arco de circunferência de raio r=2,0 m, percorrido com velocidade de módulo constante, v=3,0 m/s.     O módulo da aceleração vetorial dessa partícula nesse trecho, em m/s2, é: a) zero b) 1,5 c) 3,0 d) 4,5 e) impossível de ser calculado
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 55
A figura representa um objeto e cinco espelhos planos, E1, E2, E3, E4 e E5. Assinale a sequência que representa corretamente as imagens do objeto conjugadas nesses espelhos. a) E1:↑­ E2:→ E3:↓ E4:← E5:↑ b) E1:↑ E2:↗ E3:↖ E4:→ E5:↓ c) E1:↑ E2:↗ E3:↑ E4: E5:↑ d) E1:↑ E2:↖ E3:↓ E4:↗ E5:↑ e) E1:↓ E2:→ E3:↑ E4:→ E5:↓
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 27
Produtividade primária líquida é a quantidade de biomassa produzida em uma área em determinado período, menos a quantidade de biomassa utilizada pelos organismos dessa área para sua própria sobrevivência. O gráfico mostra a produtividade primária líquida de vários ecossistemas. Nesse gráfico, I, II e III correspondem, respectivamente, a: a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 9
Assinale a alternativa incorreta. a) Os professores visam à formação dos alunos. b) O fiscal visou os documentos. c) O atirador visa o alvo. d) Visamos a um futuro mais feliz. e) Os desempregados visam melhores condições de vida.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 77
Na figura, são apresentados os desenhos de algumas geometrias moleculares. SO3, H2S e BeCl2 apresentam, respectivamente, as geometrias moleculares a) III, I e II. b) III, I e IV. c) III, II e I. d) IV, I e II. e) IV, II e I.