UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que
a) os jovens modernos trabalham muito melhor sua sexualidade, pois têm iniciado sua vida sexual mais cedo.
b) a mídia tem um papel efetivo na conscientização dos jovens, pois frequentemente rechaça valores deturpados.
c) a sexualidade dos jovens é analisada, sobretudo, pela ótica dos aspectos físicos e dos valores afetivos.
d) a liberdade do jovem do século XXI não o exime de vivências problemáticas quanto à sua própria sexualidade.
e) a relação entre sexo e afetividade faz com que questões ligadas à saúde fiquem em primeiro plano para os jovens.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 8
Considerando-se que os papéis desempenhados pela esposa e pela escrava são reveladores do modo como sentem as condições em que vivem, pode-se afirmar que Cleia e Melita encarnam em cena, respectivamente, dois sentimentos distintos: a) insatisfação – felicidade. b) ingenuidade – sabedoria. c) respeito – desprezo. d) admiração – resignação. e) orgulho – euforia.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 25
A expressão — um princípio de rascunho de buço — indica que o buço de Inácio a) mostrava-o homem formado. b) não podia ser visto. c) já estava bem evidente. d) era ainda incipiente. e) chamava muito a atenção.
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 41
Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma colisão, os carros mais modernos são equipados com o airbag, os painéis são feitos de material plástico, e a lataria é bem fina. Tudo isso para que os ocupantes do veículo...
Base dudow 2000 – Questão 5
Quando Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do contrato social em obra clássica, não estava sendo o primeiro a afirmar que o Estado surge de um acordo de vontades. Antes dele, Thomas Hobbes já desenvolvera teoria semelhante. Existe, porém,...
UNESP 2012 – Questão 2
... cheios de fel e de tédio... Nesta passagem do sexto parágrafo, o cronista se utiliza figuradamente da palavra fel para significar a) rancor. b) eloquência. c) esperança. d) medo. e) saudade.