UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 17

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Jerônimo bebeu um bom trago de parati, mudou de roupa e deitou-se na cama de Rita.
— Vem pra cá... disse, um pouco rouco.
— Espera! espera! O café está quase pronto!
E ela só foi ter com ele, levando-lhe a chávena fumegante da perfumosa bebida que tinha sido a mensageira dos seus amores (...)
Depois, atirou fora a saia e, só de camisa, lançou-se contra o seu amado, num frenesi de desejo doído.
Jerônimo, ao senti-la inteira nos seus braços; ao sentir na sua pele a carne quente daquela brasileira; ao sentir inundar-se o rosto e as espáduas, num eflúvio de baunilha e cumaru, a onda negra e fria da cabeleira da mulata; ao sentir esmagarem-se no seu largo e peludo colo de cavouqueiro os dois globos túmidos e macios, e nas suas coxas as coxas dela; sua alma derreteu-se, fervendo e borbulhando como um metal ao fogo, e saiu-lhe pela boca, pelos olhos, por todos os poros do corpo, escandescente, em brasa, queimando-lhe as próprias carnes e arrancando-lhe gemidos surdos, soluços irreprimíveis, que lhe sacudiam os membros, fibra por fibra, numa agonia extrema, sobrenatural, uma agonia de anjos violentados por diabos, entre a vermelhidão cruenta das labaredas do inferno.
Aluísio de Azevedo, O cortiço.
A atração inicial entre Rita e Jerônimo não acontece na cena descrita. Segundo o texto, pode-se inferir que ela se relaciona com
a) uma dose de parati.
b) a cama de Rita.
c) uma xícara de café.
d) o perfume de Rita.
e) o olhar de Rita.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 4
Considere as afirmações: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 112
TEXTO I ...
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 27
Os versos transcritos em 1 e 2 assinalam que o eu lírico a) se ressente das imposições das gramáticas, que comprometem a sua criatividade. b) reconhece a necessidade de fazer poesia, lembrando-se de atender ao normativismo. c) condena a expressão linguística que materializa textos sem a beleza das frases. d) propõe formas alternativas de expressão sem apegar-se ao rigor das normas gramaticais. e) busca a doença das palavras como forma de repensá-las e ajustá-las à ideia de belo.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 57
Para testar o seu equipamento de som, um artista dá um toque no microfone ligado a uma caixa de som localizada a 330 m de distância, em um local em que a velocidade do som é 330 m/s. Pode-se afirmar que o intervalo de tempo entre o toque do...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 44
Segundo o texto, ...