UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 74

Ciências Humanas / História / A República Populista / Juscelino Kubitschek (1956 - 1961)
De Juscelino Kubitschek, como presidente, em mensagem ao Congresso Nacional (15.03.1956):
… dificilmente se consolidará a revolução industrial, sem uma sólida base agrícola e sem um mercado interno em expansão…;
e, como ex-presidente, no jornal Correio da Manhã (21.04.1963):
Todo país que fez a Reforma Agrária despreparado industrialmente fracassou (...) Estamos preparados para pôr em prática um programa de tal natureza, pois já existe no Brasil uma indústria de base...

As duas citações permitem sustentar que Kubitschek
a) sugere, numa espécie de autocrítica, que sua política de industrialização poderia ter sido realizada em combinação com a reforma agrária.
b) reconhece ter falhado na implementação da reforma agrária, ao contrário do que ocorreu com a industrialização.
c) passa a defender, depois de ter deixado o poder, a necessidade da reforma agrária, para poder se justificar perante a história.
d) critica, depois de ter deixado o poder, os políticos que continuam defendendo a tese da prioridade da reforma agrária sobre a industrialização.
e) inverte sua argumentação sobre a prioridade de uma com relação à outra, por ter acelerado a industrialização, deixando de lado a reforma agrária.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 7
Considere o polinômio p(x)=x3+ax2+bx+c, sabendo que a, b e c são números reais e que o número 1 e o número complexo 1+2i são raízes de p, isto é, que p(1)=p(1+2i)=0. ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 57
Na região quadriculada da figura existe um campo magnético uniforme B→, perpendicular ao plano do reticulado e penetrando no plano da figura. Parte de um circuito rígido também passa por ela, como ilustrado na figura. ...
UERJ 2005 – Questão 57
ROSA DE HIROSHIMA ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 1
Entre os primeiros mil números inteiros positivos, quantos são divisíveis pelos números 2, 3, 4 e 5? a) 60. b) 30. c) 20. d) 16. e) 15.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 46
Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balança, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma força F→ de módulo 5,0 N, na direção e sentido indicados na figura. Com essa prática, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de a) 3,0 kg. b) 2,4 kg. c) 2,1 kg. d) 1,8 kg. e) 1,7 kg.