UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 25

Linguagens / Português
O crítico Massaud Moisés assinala o filosofismo como uma das características de Memórias póstumas de Brás Cubas, romance que inaugura a produção madura de Machado de Assis. Tal filosofismo pode ser identificado na passagem:
a) “O fundador da minha família foi um certo Damião Cubas, que floresceu na primeira metade do século XVIII. Era tanoeiro de ofício, natural do Rio de Janeiro, onde teria morrido na penúria e na obscuridade, se somente exercesse a tanoaria.”
b) “Entre o queijo e o café, demonstrou-me Quincas Borba que o seu sistema era a destruição da dor. A dor, segundo o Humanitismo, é uma pura ilusão. Quando a criança é ameaçada por um pau, antes mesmo de ter sido espancada, fecha os olhos e treme; essa predisposição, é que constitui a base da ilusão humana, herdada e transmitida.”
c) “Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos.
d) “Não houve nada, mas ele suspeita alguma coisa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
e) “Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco, que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce ‘por pirraça’; e eu tinha apenas seis anos.”

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2019 – Questão 17
Expressam ideia de repetição e ideia de negação, respectivamente, os prefixos das palavras a) “relativamente” (4o parágrafo) e “insegurança”(1o parágrafo). b) “insatisfeito” (2o parágrafo) e “reconhecem” (1o parágrafo). c) “retornou” (2o parágrafo) e “difundidas” (2o parágrafo). d) “reformular” (3o parágrafo) e “involuntariamente” (3o parágrafo). e) “compartilhar” (4o parágrafo) e “intitulado” (4o parágrafo).
Mackenzie 2020 – Questão 6
Considere as seguintes afirmações sobre o texto. ...
FGV 2017 – Questão 21
Tendo em vista o termo a que se refere, o pronome “que” poderia ser substituído por “a qual” no seguinte trecho do texto: a) “que era” (ref.1). b) “que me fazem bem” (ref.3). c) “que se afirma” (ref.4). d) “que nos encantou” (ref.2). e) “que vive” (ref.5).
UERJ 2008 – Questão 1
O título do texto de Rubem Braga é o prenúncio de uma idéia de separação que percorre a narrativa. Essa idéia é percebida pelos personagens por meio do seguinte elemento: a) falta de paixão b) desgaste da relação c) invasão de espaço d) proximidade em excesso
FUVEST 2020 – Questão 40
O ditado popular que se relaciona melhor com o poema é: a) Para bom entendedor, meia palavra basta. b) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. c) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. d) Um dia é da caça, o outro é do caçador. e) Uma andorinha só não faz verão.