UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 9

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adjetiva
Por causa do assassinato do caminhoneiro Pascoal de Oliveira, o Nego, pelo – também caminhoneiro – japonês Kababe Massame, após uma discussão, em 31 de julho de 1946, a população de Osvaldo Cruz (SP), que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei* na cidade, saiu às ruas e invadiu casas, disposta a maltratar “impiedosamente”, na palavra do historiador local José Alvarenga, qualquer japonês que encontrasse pela frente. O linchamento dos japoneses só foi totalmente controlado com a intervenção de um destacamento do Exército, vindo de Tupã, chamado pelo médico Oswaldo Nunes, um herói daquele dia totalmente atípico na história de Osvaldo Cruz e das cidades brasileiras.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, o eclipse do Estado Novo e o desmantelamento da Shindô-Renmei, inicia-se um ciclo de emudecimento, de ambos os lados, sobre as quatro décadas de intolerância vividas pelos japoneses. Do lado local, foi sedimentando-se no mundo das letras a ideia do país como um “paraíso racial”. Do lado dos imigrantes, as segundas e terceiras gerações de filhos de japoneses se concentraram, a partir da década de 1950, na construção da sua ascensão social. A história foi sendo esquecida, junto com o idioma e os hábitos culturais de seus pais e avós.
Matinas Suzuki Jr. Folha de São Paulo, 20.04.2008 (adaptado)
 
*Shindô-Renmei foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do Japão na guerra. Possuía alguns membros mais fanáticos que cometiam atentados, tendo matado e ferido diversos cidadãos nipo-brasileiros.
No texto, as orações "(...) que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade (...)" e "(...) que encontrasse pela frente (...)" são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva, porque:
a) a primeira limita o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a segunda explica o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).
b) a pausa, antes e depois da primeira oração, revela seu caráter de restrição e precisão do sentido do termo antecedente, tal como se dá com a segunda oração.
c) na primeira, a oração é indispensável para precisar o sentido da anterior, enquanto, na segunda, a oração pode ser eliminada.
d) a primeira explica o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a segunda limita o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).
e) o sentido do termo “qualquer japonês”, explicado na segunda oração, é determinante para a compreensão da primeira.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 54
Considere a seguinte "unidade" de medida: a intensidade da força elétrica entre duas cargas q, quando separadas por uma distância d, é F. Suponha em seguida que uma carga q1 = q seja colocada frente a duas outras cargas, q2 = 3q e q3 = 4q, segundo a disposição mostrada na figura.     A intensidade da força elétrica resultante sobre a carga q1, devido às cargas q2 e q3, será a) 2F. b) 3F. c) 4F. d) 5F. e) 9F.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 38
No trecho do terceiro parágrafo do texto — That was the first track to lay out the cool, intimate harmonies of Bossa Nova —, a palavra "that" refere-se a a) “Chega de Saudade”. b) Jobim and Moraes. c) João Gilberto. d) Bossa Nova. e) samba.
UNIFESP port e inglês 2013 – Questão 11
Leia os versos de Cesário Verde. Duas igrejas, num saudoso largo, Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo, Assim que pela História eu me aventuro e alargo. (www.astormentas.com) Em relação à Igreja, o eu lírico assume, nesses versos, uma posição a) anticlerical. b) submissa. c) evangelizadora. d) saudosista. e) ambígua.
Base dudow 2000 – Questão 7
(UNIMEP-SP) I. Pedro está adoentado II. Pedro está no hospital a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo - nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II. e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 60
O gráfico da figura mostra uma onda luminosa em dois meios com índices de refração diferentes. A interface que separa os meios encontra-se na coordenada x = 0. O meio com índice de refração n1 = 1,0 ocupa a região x < 0 e o meio com índice de refração n2 ocupa a região x > 0. Analisando o gráfico, é possível afirmar que o índice de refração n2 é a) 2,0. b) 1,8. c) 1,5. d) 1,3. e) 1,2.