UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 5

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Nos últimos três anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma média de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. São 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, índice considerado de violência epidêmica, segundo organismos internacionais.
Se os assassinatos com armas de fogo são uma face da violência vivida na nossa sociedade, ela não é a única. Logo atrás, em termos de letalidade, estão os acidentes fatais de trânsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados não fatais socorridos pelo Sistema Único de Saúde, que multiplicam muitas vezes os números aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhões para o ano de 2002.
A lista da violência alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os índios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre os movimentos sociais etc. Uma discussão num botequim de periferia pode terminar em morte. A privação do emprego, do salário digno, da educação, da saúde, do transporte público, da moradia, da segurança alimentar, tudo isso pode ser compreendido, considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituição, como tantas outras formas de violência.
(Silvio Caccia Bava. Le Monde Dipliomatique Brasil, agosto 2010. Adaptado.)
Segundo o texto,
a) as formas de violência mais difíceis de eliminar são aquelas relacionadas aos assassinatos e aos acidentes fatais de trânsito.
b) os assassinatos com armas de fogo, nas periferias, constituem a face perversa da impunidade exercida pela polícia.
c) nossa Constituição assegura direitos restritos aos negros, aos índios e aos gays e, assim, eles costumam também ser alvo de muita violência.
d) como causa de mortalidade, os acidentes de trânsito são quase tão importantes quanto os assassinatos, no ranking da violência no Brasil.
e) o conjunto das mortes pela violência – assassinatos, acidentes de trânsito e constrangimentos a vários grupos sociais – onera os cofres do Estado.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 107
IMODESTO ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 38
According to Dr. Siegel, a) people who get too tired during the day feel constant fatigue and may die earlier. b) some illnesses trigger insomnia or drowsiness, disrupting normal sleep cycle. c) it is more dangerous to sleep less than seven hours than it is to sleep more than eight hours per night. d) more than a million Americans sleep more than seven hours per night. e) those who sleep less than seven hours per night showed a decline in life expectancy.
Base dudow 2000 – Questão 5
Lendo o poema, não é difícil perceber tratar-se do estilo de época do: a) arcadismo b) romantismo c) parnasianismo d) simbolismo e) modernismo
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 41
Relacionando os mapas, (IBGE, 2004.) observa-se que no Nordeste brasileiro os piores índices de mortalidade infantil e as mais elevadas taxas de população trabalhadora com menos de 15 anos estão, respectivamente, nos estados dea) Sergipe e Ceará.b) Bahia e Maranhão.c) Paraíba e Rio Grande do Norte.d) Alagoas e Piauí.e) Pernambuco e Bahia.
Base dudow 2000 – Questão 39
Leia o texto abaixo. ...