UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 5

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Nos últimos três anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma média de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. São 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, índice considerado de violência epidêmica, segundo organismos internacionais.
Se os assassinatos com armas de fogo são uma face da violência vivida na nossa sociedade, ela não é a única. Logo atrás, em termos de letalidade, estão os acidentes fatais de trânsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados não fatais socorridos pelo Sistema Único de Saúde, que multiplicam muitas vezes os números aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhões para o ano de 2002.
A lista da violência alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os índios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre os movimentos sociais etc. Uma discussão num botequim de periferia pode terminar em morte. A privação do emprego, do salário digno, da educação, da saúde, do transporte público, da moradia, da segurança alimentar, tudo isso pode ser compreendido, considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituição, como tantas outras formas de violência.
(Silvio Caccia Bava. Le Monde Dipliomatique Brasil, agosto 2010. Adaptado.)
Segundo o texto,
a) as formas de violência mais difíceis de eliminar são aquelas relacionadas aos assassinatos e aos acidentes fatais de trânsito.
b) os assassinatos com armas de fogo, nas periferias, constituem a face perversa da impunidade exercida pela polícia.
c) nossa Constituição assegura direitos restritos aos negros, aos índios e aos gays e, assim, eles costumam também ser alvo de muita violência.
d) como causa de mortalidade, os acidentes de trânsito são quase tão importantes quanto os assassinatos, no ranking da violência no Brasil.
e) o conjunto das mortes pela violência – assassinatos, acidentes de trânsito e constrangimentos a vários grupos sociais – onera os cofres do Estado.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 30
Contranarciso ...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 122
Capítulo LIV - A pêndula ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 6
Levando em consideração que, em sua produção literária, Gregório de Matos dedicou-se também à sátira irreverente, pode-se afirmar que os versos se marcam ...
Base dudow 2000 – Questão 12
A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão: a) do culto à natureza b) do cientificismo c) da arte pela arte d) do culto ao “bom selvagem” e) do mal do século
Base dudow 2000 – Questão 2
Aponte a alternativa que NÃO corresponde ao Barroco. a) Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemático. b) Feísmo, pessimismo, oscilação entre o sublime e o grotesco. c) Teocentrismo versus antropocentrismo, fé versus razão, alma versus corpo. d) Atitude lúdica, niilismo temático, rebuscamento. e) Universalismo, uniformidade de características e projeções.