UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 10

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Por causa do assassinato do caminhoneiro Pascoal de Oliveira, o Nego, pelo – também caminhoneiro – japonês Kababe Massame, após uma discussão, em 31 de julho de 1946, a população de Osvaldo Cruz (SP), que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei* na cidade, saiu às ruas e invadiu casas, disposta a maltratar “impiedosamente”, na palavra do historiador local José Alvarenga, qualquer japonês que encontrasse pela frente. O linchamento dos japoneses só foi totalmente controlado com a intervenção de um destacamento do Exército, vindo de Tupã, chamado pelo médico Oswaldo Nunes, um herói daquele dia totalmente atípico na história de Osvaldo Cruz e das cidades brasileiras.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, o eclipse do Estado Novo e o desmantelamento da Shindô-Renmei, inicia-se um ciclo de emudecimento, de ambos os lados, sobre as quatro décadas de intolerância vividas pelos japoneses. Do lado local, foi sedimentando-se no mundo das letras a ideia do país como um “paraíso racial”. Do lado dos imigrantes, as segundas e terceiras gerações de filhos de japoneses se concentraram, a partir da década de 1950, na construção da sua ascensão social. A história foi sendo esquecida, junto com o idioma e os hábitos culturais de seus pais e avós.
Matinas Suzuki Jr. Folha de São Paulo, 20.04.2008 (adaptado)
 
*Shindô-Renmei foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do Japão na guerra. Possuía alguns membros mais fanáticos que cometiam atentados, tendo matado e ferido diversos cidadãos nipo-brasileiros.
No texto, os termos "à flor da pele" e "eclipse" trazem as ideias de, respectivamente,
a) irritação e ressurgimento.
b) ódio e obscurecimento.
c) vingança e desaparecimento.
d) nervosismo e recrudescimento.
e) ultrassensibilidade e final.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 2
"Há uma gota de sangue em cada poema." Assinale a alternativa que contém uma observação correta sobre a sintaxe dessa frase. a) sujeito: uma gota de sangue b) verbo intransitivo c) adjuntos adverbiais: uma e de sangue d) complemento nominal: em cada poema e) predicado verbal: toda a oração
Base dudow 2000 – Questão 55
No período: “Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram”, temos: a) Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva. b) Três orações coordenadas c) Três orações subordinadas. d) Quatro orações coordenadas. e) Uma oração principal e duas orações subordinadas.
Base dudow 2000 – Questão 45
Nova Poética ...
ENEM 2004 – Questão 22
O jivaro ...
UNESP 2013 – Questão 2
Millôr Fernandes emprega com conotação irônica o termo inglês society, para referir-se a a) pessoas dedicadas ao desenvolvimento da sociedade. b) pessoas que fazem caridade apenas para aparecer nos jornais. c) sociedades de atores de teatro, cinema e televisão. d) norte-americanos ou ingleses muito importantes, residentes no país. e) indivíduos presunçosos da chamada alta sociedade.