UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 14

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
      Gripe: sala de aula vazia, shopping cheio
Durante a epidemia de influenza (a “gripe espanhola”) que grassou no país em 1918, as autoridades municipais de Curitiba determinaram o fechamento de todas as casas de espetáculos e proibiram aglomerações, inclusive o acompanhamento dos enterros e a frequência a templos religiosos. Ante os parcos recursos e conhecimentos médico-científicos de então, estima-se que a epidemia tenha matado cerca de 50 milhões de pessoas no mundo.
   Agora, no século 21, nossas autoridades estão permitindo a desinformação e o caos. Enquanto diversas escolas adiaram o início das aulas do segundo semestre ou as suspenderam, e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo determinou a volta às aulas apenas no dia 17 de agosto, o secretário de Saúde do Paraná inicialmente criticou as instituições curitibanas pela atitude “precipitada” – depois, acabou cedendo, embora argumentando que os motivos não são técnicos, e que aderiu à medida apenas para tranquilizar as famílias. Várias vozes qualificadas classificaram o adiamento como inútil e inócuo.
   Os especialistas divergem. Uns dizem que a gripe A tem gravidade e letalidade parecidas com a da gripe sazonal e que bastam as ações preventivas que estão sendo tomadas para conter riscos maiores. Outros especialistas, por sua vez, afirmam que a situação é mais grave do que se noticia e que deveriam ser tomadas medidas mais drásticas, justificando a suspensão das aulas.
   Quando nem as autoridades da saúde se entendem, como o cidadão pode ter uma orientação segura? Se há uma pandemia, trata-se de um problema de saúde pública - portanto, cabe ao Poder Público orientar e inclusive baixar normas a respeito, determinando que atitudes devem ser tomadas. Se não o faz, ou o faz de modo contraditório, continuamos nessa situação absurda, com suspensão de algumas atividades e de outras não. A capa da Gazeta do Povo de 30/07 é sintomática: ao mesmo tempo em que noticia em grande manchete a suspensão de aulas, apresenta a chamada: “Férias e chuva lotam shoppings de Curitiba”. O texto dessa chamada informa que “julho foi um mês de ouro para os shoppings”, por causa das férias escolares e do clima frio e chuvoso, capaz de encher lojas e cinemas. E o texto completa: “a previsão é de um agosto ainda melhor”. Portanto, a suspensão das aulas provavelmente terá como efeito a aglomeração de pessoas em outros ambientes, com riscos iguais ou maiores que a frequência às aulas.                   
(Gazeta do Povo, 01.08.2009. Adaptado.)
De acordo com o texto, as autoridades, no que diz respeito às questões de saúde pública em Curitiba,
 
a) têm uma visão muito mais clara do problema e das ações emergenciais a serem tomadas, o que se deve à experiência vivida no passado com a gripe espanhola.
b) mostram-se pouco familiarizadas com esse tipo de problema, o que pode ser comparado com a negligência vivenciada no passado, ao se tratar da gripe espanhola.
c) têm sido alvo de críticas pelas informações contraditórias que veiculam na mídia, mas agem acertadamente quando se trata das ações efetivas de combate à gripe A.
d) apresentam muita dificuldade para lidar com o problema, uma vez que hoje, assim como no passado, a escassez de recursos impede a tomada de ações eficazes.
e) atuaram de forma mais diligente no passado, havendo, no momento atual, atitudes pouco consistentes face à gravidade do problema representado pela gripe A.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 51
Leia o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo: ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 35
Sobre Manuel Bandeira, é correto afirmar que ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 3
De acordo com o texto, a caligrafia dos médicos a) é condenada pelos pacientes, porque não atende ao Código de Ética Médica. b) não precisa ser legível nos casos em que não houver continuidade do tratamento. c) pode causar transtornos aos pacientes em tratamento, caso seja ilegível. d) tornou-se um padrão de escrita, ultrapassando o domínio da área médica. e) deve ser legível nas anotações de prontuário, se a informação for adequada.
Base dudow 2000 – Questão 46
Indique a alternativa que classifica adequadamente as palavras destacadas na frase: O observador que olha no morro só é capaz de ver alguém que esteja muito próximo da estátua. a) adjetivo – pronome – adjetivo. b) substantivo – pronome – advérbio. c) substantivo – substantivo – advérbio. d) adjetivo – pronome – pronome. e) adjetivo – substantivo – adjetivo.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 45
O estudo descobriu que, em crianças com menos de cinco anos de idade, a) há seis doenças contagiosas que matam 73% das crianças anualmente. b) 94% é o índice de mortes na África, sendo que 54% destas crianças são desnutridas. c) ocorrem 10,6 milhões de mortes por ano, das quais 19% são causadas por pneumonia e 18% por diarréia. d) pneumonia neonatal e parto prematuro perfazem 20% das 54% de todas as mortes. e) somente 8% das mortes são atribuídas a doenças infectocontagiosas.