UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 6

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
I
Porque há desejo em mim, é tudo cintilância.
Antes, o cotidiano era um pensar alturas
Buscando Aquele Outro decantado
Surdo à minha humana ladradura.
Visgo e suor, pois nunca se faziam.
Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo
Tomas-me o corpo. E que descanso me dás
Depois das lidas. Sonhei penhascos
Quando havia o jardim aqui ao lado.
Pensei subidas onde não havia rastros.
IV
... Por que não posso
Pontilhar de inocência e poesia
Ossos, sangue, carne, o agora
E tudo isso em nós que se fará disforme?
(HILST, Hilda. Do desejo, 1992.)
Afirma-se que "a sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes."
Comparando os trechos do poema de Hilda Hilst à essa afirmação, é correto afirmar que seus versos
a) se apresentam numa linguagem pouco acessível ao leitor comum, negando a idéia de que a sexualidade, na literatura, é tratada de forma mais aberta.
b) degradam a literatura, banalizando, como se propõe no texto, temas universais ligados à sexualidade.
c) confirmam as informações do texto, pois trazem, de forma menos idealizada, o sexo à poesia, elaborando-a numa linguagem mais erotizada.
d) concebem o sexo de forma bastante diferente da apontada no texto, pois a sexualidade é sublimada e idealizada.
e) comprovam a idéia exposta no texto de haver muita repressão e preconceito, mas não a de ser discutida de forma mais aberta.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 33
De acordo com a norma padrão, o último verso assumiria a seguinte forma: a) Eu boto-lhe na cadeia. b) Boto-no na cadeia. c) Eu o boto na cadeia. d) Eu lhe boto na cadeia. e) Lhe boto na cadeia.
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 6
A relação P(t) = P0(1 + r)t, onde r > 0 é constante, representa uma quantidade P que cresce exponencialmente em função do tempo t > 0. P0 é a quantidade inicial e r é a taxa de crescimento num dado período de tempo. Neste caso, o tempo de dobra da quantidade é o período de tempo necessário para ela dobrar. O tempo de dobra T pode ser calculado pela fórmula a) T = log(1+ r)2. b) T = logr2. c) T = log2r. d) T = log2(1+ r). e) T = log(1+ r)(2r).
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 15
Ultimamente ando de novo intrigado com o enigma de Capitu. Teria ela traído mesmo o marido, ou tudo não passou de imaginação dele, como narrador? Reli mais uma vez o romance e não cheguei a nenhuma conclusão. Um mistério que o autor deixou...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 42
No trecho do terceiro parágrafo do texto, – and it will do so without relegating those people to a life of need. – a palavra it refere-se a a) our job market. b) go-getter. c) intangible. d) American. e) dreams of wealth.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 9
A figura refere-se a um sistema cartesiano ortogonal em que os pontos de coordenadas (a,c) e (b,c), com a = 1log510 pertencem aos gráficos de y = 10x e y = 2x, respectivamente. A abscissa b vale: a) 1. b) 1log32 c) 2. d) 1log52 e) 3.