UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 26

Linguagens / Português EF / Semântica / Leitura e interpretação de texto
Havia cinco semanas que ali morava, e a vida era sempre a mesma, sair de manhã com o Borges, andar por audiências e cartórios, correndo, levando papéis ao selo, ao distribuidor, aos escrivães, aos oficiais de justiça. (...) Cinco semanas de solidão, de trabalho sem gosto, longe da mãe e das irmãs; cinco semanas de silêncio, porque ele só falava uma ou outra vez na rua; em casa, nada.
“Deixe estar, — pensou ele um dia — fujo daqui e não volto mais.”
Não foi; sentiu-se agarrado e acorrentado pelos braços de D. Severina. Nunca vira outros tão bonitos e tão frescos. A educação que tivera não lhe permitira encará- los logo abertamente, parece até que a princípio afastava os olhos, vexado. Encarou-os pouco a pouco, ao ver que eles não tinham outras mangas, e assim os foi descobrindo, mirando e amando. No fim de três semanas eram eles, moralmente falando, as suas tendas de repouso. Aguentava toda a trabalheira de fora, toda a melancolia da solidão e do silêncio, toda a grosseria do patrão, pela única paga de ver, três vezes por dia, o famoso par de braços.
Naquele dia, enquanto a noite ia caindo e Inácio estirava-se na rede (não tinha ali outra cama), D. Severina, na sala da frente, recapitulava o episódio do jantar e, pela primeira vez, desconfiou alguma cousa. Rejeitou a idéia logo, uma criança! Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam. Criança? Tinha quinze anos; e ela advertiu que entre o nariz e a boca do rapaz havia um princípio de rascunho de buço. Que admira que começasse a amar? E não era ela bonita? Esta outra idéia não foi rejeitada, antes afagada e beijada. E recordou então os modos dele, os esquecimentos, as distrações, e mais um incidente, e mais outro, tudo eram sintomas, e concluiu que sim.
Machado de Assis, Uns braços (trecho).
Uma das características do Realismo é a introspecção psicológica. No conto, ela se manifesta, sobretudo,
a) no comportamento grosseiro de Borges, que impõe medo a D. Severina e desperta ódio em Inácio.
b) nas vivências interiores de Inácio e de D. Severina, que revelam seus sentimentos e conflitos.
c) na forma solitária como Inácio se submete no trabalho com Borges, sem que pudesse estar com sua mãe e irmãs.
d) nas reflexões de D. Severina, que vê Inácio como uma criança que merece carinho e não o silêncio e a reclusão.
e) na forma como o contato é estabelecido entre as personagens, já que a falta de diálogo é uma constante em suas vidas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 54
Na novela AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco, a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa. b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro. c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta. d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo. e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
UERJ 2009 – Questão 7
Em duas estrofes, a expressão "mudar o mundo" é utilizada em um verso e repetida no verso seguinte entre parênteses. A repetição e o uso dos parênteses, no contexto, sugerem que o eu poético, com o passar do tempo, foi levado a: a) um desvio de personalidade b) uma postura de acomodação c) uma afirmação da identidade d) uma busca de autoconhecimento
Base dudow 2000 – Questão 50
Por definição, um romance histórico é uma narrativa épica, em prosa, que exalta a ação heróica de um "santo-guerreiro", homem invencível e cristão, misturando elementos lendários, míticos, ou criados pela imaginação do autor, com cenários, fatos e personagens reais. Aponte qual dos romances abaixo pertence a este gênero. a) "Lendas e narrativas" b) "Amor de salvação" c) "As pupilas do senhor reitor" d) "Eurico, o Presbítero" e) "Os fidalgos da casa mourisca"
UERJ 2009 – Questão 15
No texto Herói na Contemporaneidade, o autor valoriza um determinado perfil de herói, em contraposição a outro por ele considerado “bobo”, sem importância. O perfil de Macunaíma difere desses dois tipos de herói. Tal diferença pode ser...
Base dudow 2000 – Questão 48
Escolha a alternativa incorreta. ...