UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 20

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Havia cinco semanas que ali morava, e a vida era sempre a mesma, sair de manhã com o Borges, andar por audiências e cartórios, correndo, levando papéis ao selo, ao distribuidor, aos escrivães, aos oficiais de justiça. (...) Cinco semanas de solidão, de trabalho sem gosto, longe da mãe e das irmãs; cinco semanas de silêncio, porque ele só falava uma ou outra vez na rua; em casa, nada.
“Deixe estar, — pensou ele um dia — fujo daqui e não volto mais.”
Não foi; sentiu-se agarrado e acorrentado pelos braços de D. Severina. Nunca vira outros tão bonitos e tão frescos. A educação que tivera não lhe permitira encará- los logo abertamente, parece até que a princípio afastava os olhos, vexado. Encarou-os pouco a pouco, ao ver que eles não tinham outras mangas, e assim os foi descobrindo, mirando e amando. No fim de três semanas eram eles, moralmente falando, as suas tendas de repouso. Aguentava toda a trabalheira de fora, toda a melancolia da solidão e do silêncio, toda a grosseria do patrão, pela única paga de ver, três vezes por dia, o famoso par de braços.
Naquele dia, enquanto a noite ia caindo e Inácio estirava-se na rede (não tinha ali outra cama), D. Severina, na sala da frente, recapitulava o episódio do jantar e, pela primeira vez, desconfiou alguma cousa. Rejeitou a idéia logo, uma criança! Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam. Criança? Tinha quinze anos; e ela advertiu que entre o nariz e a boca do rapaz havia um princípio de rascunho de buço. Que admira que começasse a amar? E não era ela bonita? Esta outra idéia não foi rejeitada, antes afagada e beijada. E recordou então os modos dele, os esquecimentos, as distrações, e mais um incidente, e mais outro, tudo eram sintomas, e concluiu que sim.
Machado de Assis, Uns braços (trecho).
De início, morar na casa de Borges era solitário e tedioso, o que levou Inácio a pensar em ir embora. Todavia, isso não aconteceu, sobretudo porque o rapaz
a) passou a ser mais bem tratado pelo casal após três semanas.
b) teve uma educação que não lhe permitiria tal rebeldia.
c) se pegou atraído por D. Severina, com o passar do tempo.
d) gostava, na realidade, do trabalho que realizava com Borges.
e) sentia que D. Severina se mostrava mais atenciosa com ele.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 5
Observe o período a seguir (ref. 2): ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 7
Considere o texto. Conforme as informações apresentadas, um título adequado ao texto é:a) Cai a prática de sexo casual.b) Mais idade, mais sexo consciente.c) Mulheres se protegem mais no sexo.d) Muito sexo, pouca proteção.e) Sexo em tempos de internet.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 6
Um amor desse ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 13
Disponível em: www.separeolixo.gov.br. Acesso em: 4 dez. 2017 (adaptado). Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para a) reaproveitamento de material. b) facilidade na separação do lixo. c) melhoria da condição do catador. d) preservação de recursos naturais. e) geração de renda para o trabalhador.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 33
Observe o mapa. (Simielli, 2007. Adaptado.) Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente, a) Paquistão e Índia. b) China e Índia. c) Afeganistão e Paquistão. d) Bangladesh e China. e) Bangladesh e Afeganistão.