TURMA DUDOW ENEM 2024
Experimente Agora

UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 39
Disponível em: www.folhavitoria.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017. O uso inusitado do jogo de caça-palavras nessa publicidade de um mercado hortifrúti leva à a) alusão a hábitos alimentares saudáveis. b) inclusão de carne em uma dieta alternativa. c) construção de uma lista de compras lúdica. d) ênfase na carne para uma alimentação balanceada. e) quebra de expectativa em relação aos itens de um hortifrúti.
FUVEST 2014 – Questão 82
No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime: a) resignação ante um fato presente. b) suposição de que um fato pode vir a ocorrer. c) certeza de que uma dada ação irá se realizar. d) ação intermitente e duradoura. e) desejo de que algo venha a acontecer
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 27
O emprego da figura de linguagem conhecida como “prosopopeia” (ou “personificação”) põe mais em evidência a principal razão pela qual Sem-Pernas é estigmatizado. O trecho que contém essa figura é a) A perna coxa se recusava a ajudá-lo. b) Em cada canto estava um com uma borracha comprida. c) (...) depois, não sabe como, as lágrimas secaram. d) E a borracha zunia nas suas costas (...) e) Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora.
UNESP 2011 – Questão 9
... sendo compreensível que as descrevessem como canções bobas e ingênuas, não obstante a sofisticação harmônica e rítmica. Nesta passagem, a sequência não obstante a poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido, por a) em função da. b) apesar da. c) graças à. d) por causa da. e) em relação à.
Base dudow 2000 – Questão 7
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: "Em nossa civilização apressada, o "bom dia", o "boa tarde" já não funciona para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol." Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é "quebrar o gelo". Indique a alternativa que explicita essa função. a) Função emotiva b) Função referencial c) Função fática d) Função conativa e) Função poética