UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 1

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)

 
No texto, fala-se em aparente liberdade sexual, que deve ser entendida como
a) a maneira incisiva e proibitiva como a sociedade hoje, muito mais que em anos passados, tem agido no que diz respeito à sexualidade dos jovens.
b) a nova postura dos jovens de hoje, que têm mais liberdade em suas escolhas, porém as práticas sociais, de certa forma, influenciam de forma coercitiva seus valores.
c) a banalização da sexualidade, que faz com que os grupos sociais, nos dias de hoje, deixem de se importar com questões dessa natureza.
d) o total descaso da sociedade em relação à vida sexual dos jovens, apesar dos perigos a que eles estão expostos, como as doenças sexualmente transmissíveis.
e) a liberação sexual que incomoda a sociedade e faz com que se cobre muito mais dos jovens, evitando-se, desse modo, a banalização da sexualidade.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 12
O trecho a seguir é o início do penúltimo capítulo de "A Cidade e as Serras". ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 36
Jay Olshansky ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 45
No trecho do quarto parágrafo – Laugh faster or slower than that and it sounds more like panting or something else. – a palavra "like" indica: a) preferência. b) probabilidade. c) semelhança. d) condição. e) ênfase.
UERJ 2005 – Questão 1
A memória é a gaveta dos guardados (ref.1) ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 15
Indique a frase que, no contexto do fragmento, ratifica o sentido de "o menino é o pai do homem", citação inicial do narrador. a) (...) fui dos mais malignos do meu tempo (...) b) (...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava (...) c) (...) deitei um punhado de cinza ao tacho (...) d) (...) fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado (...) e) (...) alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.