UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 12

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
Maria Bofetão
A surra que Maria Clara aplicou na vilã Laura levantou a audiência da novela Celebridade.
Na segunda-feira passada, 28 tabefes bem aplicados pela heroína Maria Clara (Malu Mader) derrubaram a ignóbil Laura (Cláudia Abreu) e levantaram a audiência de Celebridade, a novela das 8 da Globo. (…)
Tanto a mocinha quanto a vilã ganharam nova dimensão nos últimos tempos. Maria Clara, depois de perder sua fortuna, deixou de ser apenas uma patricinha magnânima e insossa, a aborrecida Maria Chata.
Ela ganhou fibra e mostrou que não tem sangue de barata. Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas: continuou com suas perfídias mesmo depois de conquistar a fama e o dinheiro que almejava. Por tripudiar tanto assim sobre a inimiga, atraiu o ódio dos noveleiros.
(Veja, 05.05.2004.)
Em “Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas”, a figura de linguagem presente é
a) uma metáfora, já que compara a maldade com o oceano.
b) uma hipérbole, pois expressa a idéia de uma maldade exagerada.
c) um eufemismo, já que não afirma diretamente o quanto há de maldade.
d) uma ironia, pois se reconhece a maldade, mas ficam pressupostos outros sentidos.
e) um pleonasmo, já que entre maldade e oceânicas há uma repetição de sentido.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 8
Uma das principais figuras exploradas por Camões em sua poesia é a antítese. Neste soneto, tal figura ocorre no verso: a) “mas não servia ao pai, servia a ela,” b) “passava, contentando-se com vê-la;” c) “para tão longo amor tão curta a vida.” d) “porém o pai, usando de cautela,” e) “lhe fora assi negada a sua pastora,”
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 18
O trecho – Se o palhaço não pode deixar de tropeçar, ela não podia deixar de soltar o palavrão. – pode ser parafraseado e substituído por ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 29
Considere as seguintes características do Modernismo brasileiro: I. busca de uma língua brasileira; II. versos livres; III. ironia e humor. Nos versos de Oswald de Andrade, a) apenas I está presente. b) apenas III está presente. c) apenas I e II estão presentes. d) apenas I e III estão presentes. e) I, II e III estão presentes.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 19
Comparando o texto da revista Época ao da revista Veja, é possível afirmar que eles a) apresentam a comediante como uma figura caricata e bastante frágil. b) não apresentam da mesma forma a comediante e a autenticidade de seu humor. c) assinalam a precariedade do humor de Dercy, daí o aspecto trágico de sua vida. d) convergem no que diz respeito ao perfil trágico da comediante. e) apontam para o fato de Dercy ter sido uma encenação, por isso pouco convincente.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 4
Nem mesmo os médicos conseguem, muitas vezes, entender o diagnóstico escrito pelos colegas... ...