UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 12

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
Maria Bofetão
A surra que Maria Clara aplicou na vilã Laura levantou a audiência da novela Celebridade.
Na segunda-feira passada, 28 tabefes bem aplicados pela heroína Maria Clara (Malu Mader) derrubaram a ignóbil Laura (Cláudia Abreu) e levantaram a audiência de Celebridade, a novela das 8 da Globo. (…)
Tanto a mocinha quanto a vilã ganharam nova dimensão nos últimos tempos. Maria Clara, depois de perder sua fortuna, deixou de ser apenas uma patricinha magnânima e insossa, a aborrecida Maria Chata.
Ela ganhou fibra e mostrou que não tem sangue de barata. Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas: continuou com suas perfídias mesmo depois de conquistar a fama e o dinheiro que almejava. Por tripudiar tanto assim sobre a inimiga, atraiu o ódio dos noveleiros.
(Veja, 05.05.2004.)
Em “Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas”, a figura de linguagem presente é
a) uma metáfora, já que compara a maldade com o oceano.
b) uma hipérbole, pois expressa a idéia de uma maldade exagerada.
c) um eufemismo, já que não afirma diretamente o quanto há de maldade.
d) uma ironia, pois se reconhece a maldade, mas ficam pressupostos outros sentidos.
e) um pleonasmo, já que entre maldade e oceânicas há uma repetição de sentido.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 37
James Fries e a pesquisa de Jim Oeppen e James Vaupel a) chegaram às mesmas conclusões. b) tratam a mortalidade como produto das técnicas médicas disponíveis. c) divergem quanto ao limite da expectativa de vida. d) comprovam os resultados obtidos por Olshansky. e) concordam que a vida humana, teoricamente, tem um limite de 85 anos.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 5
Leia o trecho seguinte, associando-o com o texto anterior, do jornal Folha de S.Paulo. ...
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 3
Todo estudante sabe que atualidade também é questão de vestibular. Para garantir um bom desempenho, fique atento a temas que se repetem durante alguns dias em jornais, sites ou canais de TV. Quando estiver se informando, relacione os...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 69
Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio; daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas, e chamo-lhe besta quando lhe não chamo filho do diabo; cousas todas que ele recebe humildemente, e (Deus me perdoe!) creio que...