UNIEVANGÉLICA 2020 – Questão 59

Ciências da Natureza / Biologia
“A longa estiagem deste ano somada à facilidade de o cerrado brasileiro entrar em combustão parecem vencer. Mal combatem um foco em um local e outro aparece - uma dança de chamas que tem marcado todo o território nacional [...] Até 19 de agosto 2019, o país registrou um aumento de 87% nos focos de queimadas em relação ao mesmo período de 2018, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os dados mostram que até 27 de agosto o fogo ameaçava 33 Unidades de Conservação e 32 Terras Indígenas no Brasil”.
Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/08/depois-de-28-dias-fogo-ainda-ameaca-chapada-dos-guimaraes-em-mato-grosso>. Acesso em: 29 ago. 2019.


Sobre o fogo no bioma Cerrado, escolha a afirmativa correta:
a) a eliminação permanente do fogo no cerrado pode ser prejudicial para o bioma, caso o material de fácil combustão se acumule e uma eventual queimada, na época de seca, eleve as temperaturas, impedindo a recomposição da fauna e flora local.
b) a perda da biodiversidade biológica e a germinação de sementes constituem, respectivamente, resultados positivos e negativos da ação do fogo no bioma Cerrado.
c) as queimadas têm sido responsáveis pela destruição de grande parte da vegetação do cerrado, já que muitas espécies vegetais não possuem adaptações que propiciem sua sobrevivência após o fogo.
d)o fogo, utilizado de forma controlada, desempenha um importante e positivo papel na estimulação da rebrota das pastagens, “limpando” áreas de plantio e contribuindo na compactação, erosão e aumento da concentração de nutrientes no solo.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2018 – Questão 8
A simetria também é observada na estrutura corporal dos animais, influenciando, por exemplo, a distribuição interna dos órgãos. Uma característica associada à simetria bilateral, presente em todos os animais com esse padrão corporal, é: a) grande cefalização. b) organização metamérica. c) sistema circulatório aberto. d) sistema digestório incompleto.
UFPR 2014 – Questão 21
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo? a) b) c) d) e)
UEL 2010 – Questão 15
As micoses de pele, como “frieira” ou “pé de atleta”, são causadas por fungos deuteromicetos que se desenvolvem no calor e na umidade. Os medicamentos antimicóticos de uso externo de aplicação sobre a pele, como é o caso de pomadas e...
Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 49
Analise a figura que representa uma célula vegetal com três pares de cromossomos homólogos, contendo os genes A, B, D e E e seus respectivos alelos. Suponha que não ocorra permutação entre esses cromossomos homólogos. O número máximo de diferentes gametas e uma possível combinação gênica presente em um desses gametas formados, após a meiose se concretizar, serão, respectivamente, a) 8 e ABDE. b) 8 e aBDe. c) 16 e aBde. d) 6 e AbdE. e) 16 e AbDe.
UNCISAL 2019 – Questão 35
Durante a produção de bioquerosene para aviação a partir do hidroprocessamento de óleos vegetais, as moléculas de triglicerídios são primeiramente hidrolisadas para formar ácidos carboxílicos, que, na sequência, dão origem aos alcanos...