UNICAMP 2023 – Questão 3

Linguagens / Português / Patrimônio linguístico / Preservação da memoria da identidade
Quebrando o silêncio dos hospícios
 
Stella do Patrocínio, apesar de ser reconhecida postumamente como poeta, nunca se definiu assim e não escreveu nenhuma das linhas que estão no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, pelo qual ficou conhecida. A potência de suas palavras se encontra no seu falatório (como chamava suas falas), que foi preservado em fitas de áudio pela artista plástica Carla Guagliardi.
As conversas entre as duas foram gravadas durante oficinas de arte para pacientes psiquiátricos, entre 1986 e 1988, e o livro, publicado muitos anos depois da morte de Patrocínio, é um recorte de frases dela, transcritas desses diálogos.
As falas de Patrocínio são de uma mulher negra e pobre que foi levada à força pela polícia e internada, no Centro Pedro 2º e depois na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde ficou por trinta anos; quando morreu, foi enterrada como indigente.
A história de Patrocínio é a história de milhares de vítimas que foram encarceradas nos hospícios brasileiros por serem consideradas “desajustadas”. Em sua maioria negras. Ali, elas sofreram abusos, violências e torturas, além de serem abandonadas pelo Estado.
(Adaptado de: Quebrando o silêncio dos hospícios.
Quatro cinco um, 05/2022, p. 27.)
 
 
Examinando a relação do título com o corpo do excerto da reportagem de revista, o que representa a quebra do “silêncio dos hospícios”?
a) A morte esquecida de Stella do Patrocínio em uma instituição para reclusão de pessoas com transtornos mentais (ou assim consideradas).
b) As oficinas de arte que permitiram a Stella do Patrocínio tornar pública a sua voz e as histórias de mulheres encarceradas em instituições manicomiais.
c) O livro de Stella do Patrocínio que narra as histórias de mulheres vítimas de violência manicomial, abandonadas pelo Estado.
d) As falas gravadas de Stella do Patrocínio que expressam tanto o seu percurso individual quanto a história de outras mulheres.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 7
As opções de vida que se caracterizam pela “preservação de nossas forças” e pela “procura da máxima intensidade e variedade de experiências” estão metaforizadas no texto, respectivamente, pelas expressões: a) “regras” e “moral prudente”. b) “galho” e “corda bamba”. c) “dentes” e “rede”. d) “prazeres” e “progressos da prevenção”. e) “risco de vida” e “tempos suplementares”.
UNICAMP 2017 – Questão 82
Um filme de ficção muito recente destaca o isótopo He23, muito abundante na Lua, como uma solução para a produção de energia limpa na Terra. Uma das transformações que esse elemento pode sofrer, e que justificaria seu uso como combustível,...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 22
O laço de fita ...
UNICAMP 2011 – Questão 30
Em uma xícara que já contém certa quantidade de açúcar, despeja-se café. A curva abaixo representa a função exponencial M(t), que fornece a quantidade de açúcar não dissolvido (em gramas), t minutos após o café ser despejado. Pelo gráfico, podemos concluir que a) M(t)=2(4-t/75) b) M(t)=2(4-t/50) c) M(t)=2(5-t/50) d) M(t)=2(5-t/150)
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 25
A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico, de Basílio da Gama, que trata desse assunto: ...