UNICAMP 2020 – Questão 60

Linguagens / Literatura
No conto “O espelho”, de Machado de Assis, o esboço de uma nova teoria sobre a dupla natureza da alma humana é apresentado por Jacobina. A personagem narra a situação em que se viu sozinha na casa da tia Marcolina. “As horas batiam de século a século no velho relógio da sala, cuja pêndula, tic-tac, tic-tac, feria-me a alma interior como um piparote contínuo da eternidade.”
Considerando os indicadores da passagem do tempo na citação, é correto afirmar que
a) o movimento oscilante do pêndulo do relógio expressa a duplicidade da alma interior.
b) o som do velho relógio da sala materializa acusticamente a longevidade da alma interior.
c) a sonoridade repetitiva do pêndulo intensifica as aflições da alma interior.
d) o contínuo batimento das horas sugere o vigor da alma interior.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 7
O conto de Moacyr Scliar adota a forma de uma carta, gênero que tem convenções específicas. Uma das marcas que permitem associar esse texto a uma carta é a presença de: a) vocativo. b) narrativa. c) confissão. d) argumentação.
UNICAMP 2018 – Questão 84
Considere que o quadrado ABCD, representado na figura abaixo, tem lados de comprimento de 1 cm, e que C é o ponto médio do segmento AE. Consequentemente, a distância entre os pontos D e E será igual a a) b) 2cm c) d)
Base dudow 2000 – Questão 1
Segundo o poeta Mário Chamie, o movimento poético que opõe à palavra-coisa, do concretismo, a palavra-energia, que não considera o poema como um objeto estático e fechado e, sim, como um produto dinâmico passível de transformação pela influência ou manipulação do leitor”, é: a) O hermetismo. b) O cubismo. c) O simbolismo. d) O dadaísmo. e) A poesia-práxis.
UNESP 2017 – Questão 7
Com base no último parágrafo, a principal qualidade atribuída pelo cronista a João Alves é a) a prudência. b) o discernimento. c) a concisão. d) o humor. e) a dedicação.
UNICAMP 2019 – Questão 8
“Um cego me levou ao pior de mim mesma, pensou espantada. Sentia-se banida porque nenhum pobre beberia água nas suas mãos ardentes. Ah! era mais fácil ser um santo que uma pessoa! Por Deus, pois não fora verdadeira a piedade que sondara no seu...