UNICAMP 2018 – Questão 68

Linguagens / Português
Em maio deste ano, uma festa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos alunos que se preparavam para o vestibular uma atividade chamada “Se nada der certo”. O objetivo era “trabalhar o cenário de não aprovação no vestibular”, e como “lidar melhor com essa fase”. Os alunos compareceram à festa “fantasiados” de faxineiros, garis, domésticas, agricultores, entre outras profissões consideradas de pessoas “fracassadas”. O evento teve repercussão nacional e acirrou o debate sobre a meritocracia. Para Luis Felipe Miguel, professor de ciência política, “o tom de chacota da festa-recreio era óbvio”, e teria sido mais interessante “discutir como se constrói a hierarquia que define algumas ocupações como subalternas e outras como superiores; discutir como alguns podem desprezar os saberes incorporados nas práticas dessas profissões (subalternas apenas porque contam com quem as faça por eles); discutir como o que realmente ‘deu certo’ para eles foi a loteria do nascimento, que, na nossa sociedade, determina a parte do leão das trajetórias individuais”.
(Adaptado de Fernanda Valente, Dia do ’se nada der certo’ acende debate sobre meritocracia e privilégio. Carta Capital , 06/06/2017. Disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/06/dia-do-se-nadader-certoacende-debate-sobre-meritocracia-e-privilegio/. Acessado em 08/06/2017.)
 
As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia.
(Manuel Alves Filho, A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz Sidney Chalhoub. Jornal da Unicamp , 07/06/2017.)
 
Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima.
a) É preciso promover a inclusão “e fazer com que o conhecimento que essas pessoas trarão à Universidade seja reconhecido e disseminado”.
b) Com a adesão da Unicamp ao sistema de cotas, um “novo contingente de alunos colocará em cheque vários hábitos da universidade”.
c) “As melhores universidades do mundo (que servem de referência) adotam a diversidade no ingresso dos estudantes há bastante tempo”.
d) “O ideal seria que todos aqueles que tivessem condições intelectuais e interesse em entrar na universidade obtivessem uma vaga”.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2013 – Questão 30
...
UERJ 2005 – Questão 4
Escrever pode ser, ou é, a necessidade de tocar a realidade que é a única segurança de nosso estar no mundo – o existir. É difícil, se não impossível, precisar quando as coisas começam dentro de nós. (ref.8) Esse parágrafo relaciona-se com o parágrafo anterior, pela associação de: a) registro e dor. b) texto e verdade. c) escrita e passado. d) literatura e solidão.
UFSJ Português 2012 – Questão 4
No trecho do texto “[...] até tratamentos em clínicas estéticas passaram a fazer parte do orçamento dos mais de 32 milhões de brasileiros [...]”, o elemento coesivo destacado estabelece ideia de a) gradação, que finaliza os componentes de uma escala. b) proporção, que compara os constituintes de uma afirmação. c) concessão, que permite a junção de afirmações contrárias. d) autorização, que legitima certas ações positivas.
UNICAMP 2012 – Questão 19
A pressão parcial do gás O2(pO2) e a do gás CO2(pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2= 104 mmHg e pCO2= 40 mmHg, en quanto a amostra II teve pO2= 40 mmHg e pCO2=...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 33
O Bom-Crioulo ...