UNICAMP 2017 – Questão 82

Ciências da Natureza / Química / Radioatividade / Energia Nuclear
Um filme de ficção muito recente destaca o isótopo He23, muito abundante na Lua, como uma solução para a produção de energia limpa na Terra. Uma das transformações que esse elemento pode sofrer, e que justificaria seu uso como combustível, está esquematicamente representada na reação abaixo, em que o He23 aparece como reagente.
 
De acordo com esse esquema, pode-se concluir que essa transformação, que liberaria muita energia, é uma
a) fissão nuclear, e, no esquema, as esferas mais escuras representam os nêutrons e as mais claras os prótons.
b) fusão nuclear, e, no esquema, as esferas mais escuras representam os nêutrons e as mais claras os prótons.
c) fusão nuclear, e, no esquema, as esferas mais escuras representam os prótons e as mais claras os nêutrons.
d) fissão nuclear, e, no esquema, as esferas mais escuras são os prótons e as mais claras os nêutrons.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2020 – Questão 7
John Milton and Freedom of Speech on Campus ...
UNICAMP 2015 – Questão 82
Considere o sistema linear nas variáveis x, y e z onde m é um número real. Sejam a < b < c números inteiros consecutivos tais que (x, y, z) = (a, b, c) é uma solução desse sistema. O valor de m é igual a a) 3. b) 2. c) 1. d) 0.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 81
Em uma experiência didática, cinco esferas de metal foram presas em um barbante, de forma que a distância entre esferas consecutivas aumentava em progressão aritmética. O barbante foi suspenso e a primeira esfera ficou em contato com o chão....
UNICAMP 2011 – Questão 9
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito ao estoque de água doce. Estima-se em 1.400.000 km3 o volume total de água na Terra, sendo cerca de 35.000 km3 de água doce. Desses 35.000 km3, o Brasil possui 12%. Em alguns países, no...
UFRGS - Física 2011 – Questão 10
Uma mesma quantidade de calor Q é fornecida a massas iguais de dois líquidos diferentes, 1 e 2. Durante o aquecimento, os líquidos não alteram seu estado físico e seus calores específicos permanecem constantes, sendo tais que c1 = 5 c2. Na situação acima, os líquidos 1 e 2 sofrem, respectivamente, variações de temperatura ∆T1 e ∆T2, tais que ∆T2 é iguai a: a) 5∆T1. b) 2 ∆T2/5. c) ∆T2. d) 5∆T2/2. e) 5∆T2.