UNICAMP 2017 – Questão 75

Ciências da Natureza / Química / Equilíbrio Químico / pH e pOH
Muitos problemas sociais e ambientais têm-se tornado motivo de piadas e alvo de charges em jornais e revistas. Um exemplo deste tipo está mostrado nas figuras abaixo.
 
(Disponível emhttp://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2007 10-01_2007-10-31.html. Acessado em 25/10/2016.)
 
Levando em conta as informações abstraídas das figuras, depreende-se que as charges remetem a um problema recorrente de contaminação de
a) leite, sendo que a figura da esquerda diz respeito ao acerto da acidez, e a da direita diz respeito à eliminação de microrganismos.
b) leite, sendo que a figura da esquerda diz respeito à
eliminação de microrganismos, e a da direita diz respeito ao acerto da acidez.
c) dois produtos, por leite, sendo que a figura da esquerda diz respeito à contaminação de hidróxido de sódio, e a da direita diz respeito à contaminação de peróxido de hidrogênio.
d) hidróxido de sódio, por leite, na figura da esquerda, e a figura da direita não diz respeito à contaminação de nenhum produto.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 2
Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a a) 1/4 b) 3/8 c) 1/2 d) 3/4
FATEC 2013 – Questão 7
A matéria menciona um polímero natural formado pela condensação de monômeros por meio de ligações peptídicas.     A alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de monômero para a formação desse polímero e a função orgânica formada na ligação peptídica é a) b) c) d) e)
UERJ 2016 – Questão 33
Cosméticos de uso corporal, quando constituídos por duas fases líquidas imiscíveis, são denominados óleos bifásicos. Observe na tabela as principais características de um determinado óleo bifásico. ...
Base dudow 2000 – Questão 34
Considere o processo industrial de obtenção do propan-2-ol (isopropanol) a partir da hidrogenação da acetona, representada pela equação a seguir. Fazendo uso das informações contidas na tabela anterior, é correto afirmar que a variação de entalpia para essa reação, em kJ/mol, é igual a: a) - 53. b) + 104. c) - 410. d) + 800. e) - 836.
UNICAMP 2011 – Questão 30
Em uma xícara que já contém certa quantidade de açúcar, despeja-se café. A curva abaixo representa a função exponencial M(t), que fornece a quantidade de açúcar não dissolvido (em gramas), t minutos após o café ser despejado. Pelo gráfico, podemos concluir que a) M(t)=2(4-t/75) b) M(t)=2(4-t/50) c) M(t)=2(5-t/50) d) M(t)=2(5-t/150)