UNICAMP 2017 – Questão 39

Ciências da Natureza / Biologia / Angiospermas / Polinização
Pesquisadores analisaram o número de polinizadores, a
biodiversidade e o rendimento de cultivos dependentes
de polinizadores (maçã, pepino, caju, café, feijão, algodão e canola, entre outros) em propriedades da África, Ásia e América do Sul. Nos países analisados, o rendimento agrícola cresceu de acordo com a densidade de polinizadores, indicando que a redução na população de abelhas e outros insetos poderia ser parcialmente responsável pela queda de produtividade.
(Adaptado de http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/21 /insetoselevam-produtividade-agricola/)
 
Os resultados obtidos com a pesquisa relatada acima
sugerem que:
a) A presença de insetos nas lavouras pode ser uma das causas da queda de produtividade e biodiversidade.
b) Práticas agrícolas convencionais, com uso de pesticidas, favorecem os polinizadores e aumentam a produtividade.
c) A adoção de medidas que ofereçam condições de vida mais favoráveis a polinizadores pode resultar em aumento de produtividade do feijão.
d) A biodiversidade observada na África, Ásia e América do Sul demanda uso intenso de defensivos agrícolas.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2008 – Questão 31
Observa-se que, de 1975 o consumo de energia estava na casa de 70 GWh e 2005 houve um crescimento para 375 GWh, houve aumento quase linear do consumo de energia elétrica. Se essa mesma tendência se mantiver até 2035, o setor energético brasileiro deverá preparar-se para suprir uma demanda total aproximada de a) 405 GWh. b) 445 GWh. c) 680 GWh. d) 750 GWh. e) 775 GWh.
UNICAMP 2016 – Questão 21
As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular. ...
FATEC 2006 – Questão 10
Pode-se detectar a presença de iodetos em águas-mães de salinas, por meio da reação representada pela equação ...
UNICAMP 2017 – Questão 43
O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se observa que a) homens e gibões (Hylobatidae) não possuem ancestral comum. b) homens, gorilas (Gorilla) e orangotangos (Pongo) pertencem a famílias diferentes. c) homens, gibões e chimpanzés (Pan) possuem um ancestral comum. d) homens, orangotangos (Pongo) e gibões ( Hylobatidae) são primatas pertencentes à mesma família.
UNICAMP 2014 – Questão 24
Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais: a) gimnospermas e angiospermas. b) angiospermas e gimnospermas. c) pteridófitas e gimnospermas. d) pteridófitas e briófitas.