UNICAMP 2017 – Questão 32

Ciências da Natureza / Química / Radioatividade / Energia Nuclear
Era o dia 6 de agosto de 1945. O avião B-29, Enola Gay, comandado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoou Hiroshima a 9.448 metros de altitude e, quando os ponteiros do relógio indicaram 8h16, bombardeou-a com uma bomba de fissão nuclear de urânio, com 3 m de comprimento e 71,1 centímetros de diâmetro e 4,4 toneladas de peso. A bomba foi detonada a 576 metros do solo. Um colossal cogumelo de fumaça envolveu a região. Corpos carbonizados jaziam por toda parte. Atônitos, sobreviventes vagavam pelos escombros à procura de comida, água e abrigo. Seus corpos estavam dilacerados, queimados, mutilados. Cerca de 40 minutos após a explosão, caiu uma chuva radioativa. Muitos se banharam e beberam dessa água. Seus destinos foram selados.
(Adaptado de Sidnei J. Munhoz, “O pior dos fins”. Revista de História da Biblioteca Nacional , maio 2015. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.b /secao/capa/o-pior-dos-fins. Acessado em 23/08/2016.)
 
A explosão da bomba mencionada no texto
a) ocorre a partir da desintegração espontânea do núcleo de urânio enriquecido em núcleos mais leves, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse bombardeio significou o início da corrida armamentista entre EUA e União Soviética.
b) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânio em núcleos mais leves, a partir do bombardeamento com nêutrons, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse ataque é considerado um símbolo do final da II Guerra Mundial.
c) ocorre a partir da combinação de núcleos de urânio enriquecido com nêutrons, formando núcleos mais pesados e liberando uma enorme quantidade de energia. Esse bombardeio foi uma resposta aos ataques do Japão a Pearl Harbor.
d) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânio em núcleos mais leves, a partir do bombardeamento com nêutrons, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse ataque causou perplexidade por ser desferido contra um país que havia permanecido neutro na II Guerra Mundial.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 46
O índice de refração absoluto de um determinado material é encontrado fazendo uma relação entre a velocidade da luz no vácuo e no material. Considerando o índice de refração da água como sendo, aproximadamente, 1,3 e a velocidade da luz no vácuo como sendo 3,0.108 m/s, a melhor estimativa para a velocidade da luz na água é a) 0,4.108 m/s. b) 0,9.108 m/s. c) 2,3.108 m/s. d) 3,0.108 m/s. e) 3,9.108 m/s.
Base dudow 2000 – Questão 42
O empuxo exercido sobre um corpo imerso em um líquido depende: a) do volume do líquido deslocado e da densidade do corpo. b) da densidade e do volume do corpo c) do volume e da densidade do líquido deslocado d) somente do volume do líquido deslocado e) somente da densidade do líquido deslocado
Base dudow 2000 – Questão 36
Num certo jogo, um jogador chutou uma bola com velocidade inicial de 20 m/s segundo um ângulo de 30º com a horizontal. Supondo que a bola se move em um plano vertical, o instante t em que a bola atinge o ponto mais alto de sua trajetória é de: (Adote g = 10 m/s²). a) 5 s. b) 0,5 s. c) 3 s. d) 1 s. e) 2 s.
UNICAMP 2016 – Questão 52
A demanda por trens de alta velocidade tem crescido em todo mundo. Uma preocupação importante no projeto desses trens é o conforto dos passageiros durante a aceleração. Sendo assim, considere que, em uma viagem de trem de alta velocidade, a...
UNICAMP 2016 – Questão 83
“If you believe in freedom of speech, you believe in freedom of speech for views you don’t like. Goebbels was in favor of freedom of speech for views he liked. So was Stalin. If you’re in favor of freedom of speech, that means you’re in favor...