UNICAMP 2017 – Questão 3

Linguagens / Português
Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos o arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (...) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.”
(Adaptado de Roseli Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola . São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.)
 
No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”.
Trata-se de uma figura de linguagem para
a) a conquista do direito às terras e à educação que são negadas a todos os trabalhadores.
b) a obtenção da chave que abre as portas da educação a todos os brasileiros que não têm terras.
c) a promoção de uma conquista da educação que tenha como base a propriedade fundiária.
d) a descoberta de que a luta pela posse da terra pressupõe também a conquista da educação.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 97
RIC. Disponível em: www.nanquim.com.br. Acesso em: 8 dez. 2012. O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de a) opinião dos leitores nas redes sociais. b) recursos tecnológicos nas empresas jornalísticas. c) instantaneidade na divulgação da notícia impressa. d) credibilidade das informações veiculadas nos blogs. e) adequação da linguagem jornalística ao público jovem.
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 11
  Na sua imaginação perturbada sentia a natureza toda agitando-se para sufocá-la. Aumentavam as sombras. No céu, nuvens colossais e túmidas rolavam para o abismo do horizonte... Na várzea, ao clarão indeciso do crepúsculo, os seres...
PASUSP 2008 – Questão 12
Na frase A gente nem percebe, mas sua superfície anda, o termo mas expressa a idéia de a) explicação. b) conseqüência. c) oposição. d) condição. e) adição.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 131
Disponível em: http://www.wwf.org.br ...
UNESP 2018 – Questão 18
A “introdução da referência ao código, como um de seus elementos, na própria mensagem codificada” constitui um exemplo de a) eufemismo. b) metalinguagem. c) intertextualidade. d) hipérbole. e) pleonasmo.