UNICAMP 2017 – Questão 13

Linguagens / Literatura
Sabe-se que Coração, cabeça e estômago é uma obra atípica na produção ficcional de Camilo Castelo Branco. Em relação a essa obra, assinale a alternativa em que todas as características listadas são corretas.
a) Inclusão da edição do livro como parte do jogo narrativo; sátira da poesia e das motivações espirituais; caracterização do herói como alguém incapaz de amar.
b) Paródia da vida romântica e natural; espiritualização das necessidades do corpo; transformação do herói ao longo da narrativa.
c) Descrição da formação do indivíduo; caricatura dos valores e sentimentos românticos; impossibilidade de adaptação do herói à vida social.
d) Caricatura das questões relacionadas ao espírito e à posição social; elogio irônico das motivações fisiológicas; ridicularização do herói.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 29
Indique a alternativa que identifica corretamente, de modo respectivo, a métrica e a natureza predominante das rimas. a) Heptassílabos – rima toante. b) Octossílabos – rima toante. c) Hexassílabos – rima consoante. d) Octossílabos – rima consoante. e) Heptassílabos – rima consoante.
Base dudow 2000 – Questão 54
Na novela AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco, a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa. b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro. c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta. d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo. e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
FUVEST 2017 – Questão 4
Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar: ...
Base dudow 2000 – Questão 58
Para responder à questão, ler o texto que segue. ...
UEL - 2009 – Questão 7
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a peça Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, considere as afirmativas a seguir. ...